- PUBLICIDADE -

SERÁ 2020 UM ANO PERDIDO?

- PUBLICIDADE -

ARTIGO

HÉLIO MENDES

Será 2020 um ano perdido? Para as organizações que são líderes de seus setores, inovadoras, será de ganho, mesmo se perderem parte dos lucros no final deste período.

Para as empresas que têm em sua cultura a prática de mudanças, de revisar sempre o que fazem, o coronavírus e seus efeitos na vida das pessoas vão apenas acelerar as boas práticas.

O que não podemos é acreditar que nada aconteceu, manter a mesma estratégia, os mesmos processos e o pensamento de que funcionários e clientes “simplesmente passaram por uma pandemia” e não houve nenhum aprendizado.

É interessante fazer, com muito critério, uma análise interna e externa para começar 2021. Informações não faltam, considerando que o trabalho a distância é uma realidade, que parte dos funcionários pode trabalhar em casa, com melhores condições de vida e, ao mesmo tempo, é provável que haja a redução da necessidade de espaço físico e do custo de manutenção para a empresa, com mais ênfase nas atividades virtuais.

“Estima-se que mais de 40% das empresas devem adotar o home office de forma definitiva”.

Importante questionar se o seu produto ou serviço será mais ou menos consumido no mercado, o que terá que mudar no relacionamento com clientes, fornecedores e comunidade… Que novas oportunidades e ameaças surgiram?

O delivery se expandiu, as pessoas passaram a ter mais confiança em terceiros. Podemos ver isso não só no campo empresarial, no qual a terceirização está sendo ampliada. A maioria dos setores de uma empresa poderá ser simplificada; outros, terceirizados. É possível também o inverso: crescer e crescer. Vivemos um tempo de repensar.

Temos que aproveitar este triste momento da história para melhorar nossas empresas e nosso estilo de vida. Precisamos rever tudo para ter dias melhores. Cabe às lideranças conduzir as empresas a um porto seguro.

Hélio MendesConsultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia[email protected]www.institutolatino.com.br



- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas