- PUBLICIDADE -

Tudo é equipe.

- PUBLICIDADE -

 

As empresas de sucesso têm como principal fator estratégico a equipe. Mas não há equipe sem boas lideranças e não há boas lideranças sem equipe.

Temos atuado como consultor nos mais diversos setores. Nas análises, é visível: as organizações que continuam no mercado são as que têm boas lideranças, num sentido amplo.

Em razão dessa conclusão, não damos continuidade na consultoria na área de Planejamento Estratégico e Gestão a empresas que não entendem este preceito, que tudo é equipe, porque não há visão de longo prazo, não coexiste com empresas que focam somente o curto prazo.

Uma frase que ilustra bem essa colocação vem dos consultores e professores Gary Hamel e C. K. Prahalad, que pudemos conhecer nos seminários da HSM, autores do livro “Competindo pelo Futuro”: “Os executivos seniores precisam ver a concorrência como uma corrida para criar competências, e não apenas para conquistar participação imediata no mercado”.

Dedicamos grande parte do nosso tempo a estudar e dar consultoria, em como formar equipes e boas lideranças.

Um dos pontos é analisar as equipes, verificar quantos nas equipes de todos os níveis têm competência para substituir os atuais líderes. Se não há, subentende-se que o poder e o conhecimento estão centralizados e a visão é de curto prazo – o que pode comprometer o desempenho da organização no longo prazo, muito normal nas empresas familiares e no setor público.

O que leva a isso? O ego, a incapacidade de dividir o sucesso, a insegurança, a atitude de não permitir o erro e o mais sério e perigoso: a prática de transferir os erros à equipe e se ausentar de qualquer culpa, concluindo o ciclo na falta de humildade e de competência. Acontece até nas melhores empresas.

A boa notícia: é possível mudar!

Já tivemos boas experiências nesse sentido, porque a maioria não é contra as mudanças, quando entende o benefício. E há algum tempo os gestores têm recebido muitas informações sobre a importância de uma equipe. Tudo é equipe.

 


Hélio Mendes
Consultor de empresas, foi secretário na área de planejamento e meio ambiente da cidade de Uberlândia/MG – Professor em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG.
Consultor de empresas, foi secretário na área de planejamento e meio ambiente da cidade de Uberlândia/MG – Professor em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG.

[email protected]
- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas