Planejamentos de longo prazo são necessários, mas poucas organizações os possuem — muitas porque não acreditam, a maioria não tem equipe com preparo para elaborá-los e muito menos para atualizá-los.
A pergunta é semelhante à que pais fazem aos filhos: “O que vocês querem ser quando crescerem?” Difícil para pais e filhos responderem, em razão do grau de incerteza do caminho a ser percorrido, mas muito pode ser feito, com base nas informações disponíveis, no sonho da família e dos filhos — como a escolha do colégio, cursos complementares, viagens e propostas de experiências —, e, com o tempo, vai-se adaptando às mudanças. Mas existiu um sonho, que corresponde à visão de futuro das organizações.
A minha atividade de consultor de planejamento é considerada, em alguns países, como futurista. Exige muita leitura e bons anos de experiência para ter condições não de prever, mas de perceber junto com os clientes os pontos de inflexão e fazer um plano de voo — algo indispensável para ter segurança. Não fazer isso é extremamente arriscado.
O diferencial em ambiente de grande incerteza está em ter uma equipe que consiga construir a melhor visão de futuro e realizá-la antes dos concorrentes. As grandes empresas têm facilidade em ter uma boa visão, mas muita dificuldade em atualizá-la, onde as médias podem ter um melhor posicionamento estratégico.
"O conteúdo deste artigo reflete apenas a opinião do autor e não necessariamente as opiniões do Portal REVISTA DIÁRIA, que não se responsabiliza por qualquer dano ou erro que possa surgir do uso das informações apresentadas neste artigo. Ao acessar e ler este artigo, você concorda em que REVISTA DIÁRIA não se responsabiliza por quaisquer danos diretos, indiretos, acidentais ou consequentes que possam surgir do uso das informações contidas neste artigo. Você concorda que é responsável pelo uso que fizer destas informações e que o blog não tem qualquer responsabilidade por qualquer erro, omissão ou imprecisão."
SUGESTÃO DE LEITURA: https://revistadiaria.com.br/artigos-e-opiniao/quem-e-o-verdadeiro-lider-na-sua-empresa/