Em época de incertezas, pela atual transição radical para uma nova ordem mundial, a competitividade das nações ganha relevância e insere novas e complexas exigências para estados e municípios.
Nesse contexto de alta performance, o estado de São Paulo lidera o Ranking de Competitividade de 2025 (Centro de Liderança Pública – CLP), seguido, nessa ordem, pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.
Não há dúvida de que São Paulo é o estado mais competitivo e que a região Sul é a mais competitiva do país.
Em seguida, do sexto ao décimo lugar, estão, nessa ordem, os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Seguindo a região Sul, as regiões mais competitivas são o Centro-Oeste e o Sudeste.
Destoando completamente do desempenho da região Sudeste, o estado do Rio de Janeiro insiste em ser exceção. Perdeu duas posições de 2024 para 2025, passando a ocupar o 15º lugar no ranking, metade inferior da tabela, com entregas comparáveis às das regiões Norte e Nordeste.
Influenciado por esse ambiente estadual de baixa competitividade, o município de Barra do Piraí perdeu 10 posições de 2024 para 2025 e, em total de 185 municípios avaliados da região Sudeste, classificou-se em 175º lugar. Integra, portanto, os 6% do final da tabela.
Entre os 33 municípios analisados no estado do Rio de Janeiro, Barra do Piraí classificou-se em 23º lugar, metade inferior da tabela.
Na região Sul Fluminense, somente quatro foram os municípios considerados (Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda), sendo que Barra do Piraí posicionou-se em último lugar, entregando, também em 2025, o mais baixo desempenho em praticamente todos os indicadores, alguns dos quais merecedores de atenção pelo risco de comprometerem o crescimento econômico do município. Dependência fiscal na faixa de 73% (mais alto da região), custo da função administrativa em 26% (o dobro dos outros municípios da região), mais baixa qualificação do servidor, população vulnerável ao redor de 34%, PIB per capita muito abaixo de seus vizinhos da região, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB variando de 3,7 a 5,1 (nível de desaprovação).
Convém observar, entretanto, que o Ranking de Competitividade dos Municípios está sendo divulgado ao mesmo tempo em que Barra do Piraí realiza sua Exposição Agropecuária, cujo objetivo principal é, provavelmente, promover negócios e produtos do setor rural da região, ato seguramente planejado para impulsionar a economia regional.
Eventos dessa natureza alavancam resultados comerciais e institucionais, com impacto na sustentabilidade econômica dos municípios e são organizados para estimular negócios, lançar produtos, aumentar o market share, fomentar cadeias produtivas locais, ampliar a arrecadação municipal, gerar empregos, captar parceiras estratégicas, atrair investimentos, capacitar a mão-de-obra (palestras), projetar o município e fortalecer a imagem do setor regional.
Diante dessa extraordinária oportunidade, importa para o município a perspectiva de resultados duradouros (renda, emprego, competitividade e visibilidade), o que direciona para os negócios sustentáveis realizados nessa Exposição Agropecuária a fonte para o desenvolvimento econômico de Barra do Piraí e da região.
![]()
SUGESTÃO DE LEITURA: ÁLCOOL E HUMANIDADE: UM BRINDE OU UM FARDOhttps://revistadiaria.com.br/artigos-e-opiniao/alcool-e-humanidade-um-brinde-ou-um-fardo/
