POLÍTICA
DIRETO DE BARRA DO PIRAÍ
Com Luiz Bittencourt
ATAQUE A SAÚDE BARRENSE
Nessa última semana, Barra do Pirai entrou para o seleto e indesejado grupo de municípios com ações oficiais denunciadas por corrupção pelo Ministério Público Federal.
Foi divulgada pela imprensa uma associação criminosa instalada na Secretaria de Saúde de Barra do Pirai, durante mandato tampão de 2013, com relevantes desvios de recursos do contribuinte.
O modus operandi, de acordo com a denúncia, segue os mesmos padrões do esquema corrupto que se instalou no país, envolvendo contratação fraudulenta de empresas para prestação de serviços médicos, abrangendo, inicialmente, dezesseis pessoas, número que provavelmente será expandido.
Esse contingente não deixa dúvida de que estamos diante de uma quadrilha.
Se as investigações confirmarem a denúncia, esse será mais um crime, hediondo pelas consequências, resultado da impunidade que há muito grassa no país e destrói os serviços públicos.
Revelações desse calibre deixam o barrense revoltado.
Em que pese Barra do Piraí fazer parte do Estado do Rio de Janeiro, região reconhecida por sua expertise em métodos nada republicanos, o barrense não faz por merecer ser ludibriado.
Quem nasceu e cresceu em Barra do Pirai sabe muito bem do que estou falando e tem a certeza de que o vírus da corrupção não consegue se instalar na índole do barrense, que sempre repudiou, veementemente, todo e qualquer assalto ao erário, não havendo sinalização de que tenha alterado sua atitude.
Barra do Pirai não foi, e não será, contaminada pela nefasta onda da degradação moral.
Sempre bom lembrar de que no passado, um pouco distante é verdade, o município gerou políticos de expressão nacional que trabalharam pelo desenvolvimento e não envergonharam a população.
Mas, há uma excelente oportunidade para transformar limão em limonada. O barrense terá a chance, nas eleições de 2020, de avaliar com muito cuidado suas escolhas, e livrar de vez o município dos oportunistas que promovem, por incompetência, o declínio e tentam, por ausência de caráter, impulsionar a putrefação moral na cidade.
Há na política barrense quem queira, e tem capacidade moral e intelectual para, trabalhar pela recuperação econômica e social do município.
Da moral, o barrense cuida.
Luiz Bittencourt, Barrense, Engenheiro Metalúrgico pela UFF; Master of Engineering pela McGill University, Montreal, Canadá e pós graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor da LASB Consultoria. Contato: e-mail: [email protected]
www.revistadiaria.com.br