SAÚDE
SAÚDE MENTAL
Marcha, Palestras e Lives sobre Saúde Mental Materna movimentam o Maio Furta-cor em Brasília no ano de 2024.
Além de promover eventos presenciais e online, representantes da campanha lutam pela elaboração de diretrizes para implementação da lei distrital que existe desde 2022 para conscientização e promoção do bem-estar de gestantes e mães na cidade
Presente em Brasília há três anos, o Maio Furta-cor é uma campanha de iniciativa brasileira, comunitária, democrática e suprapartidária, criada com o propósito de sensibilizar a população e atrair a atenção das autoridades para o cenário da saúde mental materna no Brasil e no mundo, promovendo ações diversas e sem fins lucrativos ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o mês das mães.
Inspiradas pelas campanhas de conscientização já existentes em nosso país, pelos expressivo aumento da prevalência de transtornos mentais perinatais no Brasil e pela inexistência de políticas públicas e protocolos específicos que assistam à saúde mental da mulher ao longo do ciclo gravídico puerperal, Nicole Cristino, psicóloga, e Patrícia Piper, psiquiatra, fundaram em 2020 a campanha Maio Furta-cor.
A necessidade de dedicar um mês à saúde mental materna se deve ao persistente estigma social associado a questões relacionadas à saúde mental, o qual se intensifica quando direcionado ao âmbito materno. Isso tem contribuído para um preocupante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, lamentavelmente, suicídio entre as mães. O Maio Furta-Cor entende que enquanto não ocorrerem mudanças na compreensão da saúde mental materna e não houver um compromisso ético e político na construção de novos modelos de assistência, tanto as famílias quanto a sociedade continuarão sofrendo as consequências nas gerações futuras.
Em quase 4 anos de campanha, já foram aprovados mais de 90 projetos de lei mês Maio Furta-cor. O movimento está presente em 4 continentes e mais de 12 países. Em 2024, o tema da campanha é Uma mãe leva a outra.
AÇÕES NO DF
Em 19 de maio (domingo), a partir das 9h, está marcada uma caminhada com batucada no Eixão Norte, na altura da SQN 208. A Marcha Furta-cor é um evento gratuito e aberto a toda a população do DF. Este ano, contará com a animação da Banda Insana da Universidade de Brasília (UnB).
“Além das ações costumeiras, como palestras, lives e marcha, este ano temos o desafio da elaboração das diretrizes da Lei Distrital Maio Furta-cor, que existe desde 2022, uma lei que prevê ações, promoção, intervenções pela saúde mental materna no Distrito Federal, mas ainda não temos nada estabelecido”, destaca a psicóloga Rita Rocha, regente do Movimento Maio Furta-cor em Brasília.
Segundo Rita Rocha, as apoiadoras da campanha no Distrito Federal estão formando parcerias com secretarias de governo (da Mulher, Saúde) e também com a Diretoria da Saúde Mental do Distrito Federal para elaboração dessas diretrizes. Uma outra novidade é a criação da página @ondafurtacorbrasilia no Instagram (www.instagram.com/ ondafurtacorbrasilia), onde está sendo feita toda a divulgação das ações e programação deste ano, além dos canais de comunicação da Secretaria de Saúde.
Uma outra vitória celebrada pelas apoiadoras do Maio Furta-cor foi a lei federal sancionada em novembro de 2023, prevendo o direito de todas as mulheres gestantes e no puerpério a terem acompanhamento psicológico.
“Essa lei foi incluída dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente, porque precisa ser cumprida: pesquisas comprovam que uma mãe adoecida psicologicamente não tem condições de passar, da forma adequada, o afeto que eles precisam e isso impacta no desenvolvimento cognitivo, emocional e até físico, que ficam comprometidos por conta dessa alteração na saúde da mãe”, alerta a psicóloga Rita Rocha.
A regente do Maio Furta-cor em Brasília acrescenta ainda:
“A nossa luta é pela sensibilização e conscientização da sociedade, para que as mães entendam, quando estão passando pela sobrecarga materna, que não precisam sentir culpa, que não devem se comparar umas com as outras, pois, nenhuma maternidade é igual à outra. Além disso, é muito importante que peçam apoio, aceitem a participação de seus companheiros e de pessoas que possam oferecer essa rede de apoio. Então nossa luta é pelo bem-estar das mães, pela saúde mental materna. Sabemos que com isso acontecendo, nós estamos cuidando de toda a família e, consequentemente, estaremos cuidando de toda a sociedade.”
PROGRAMAÇÃO MAIO FURTA-COR BRASÍLIA 2024
Dia 19/5 (domingo), a partir das 9h, Eixão Norte na Altura da SQN 208: Com a participação da Banda Insana da UnB. A caminhada pela saúde mental materna é aberta a toda a população. Famílias são muito bem-vindas.
Fique de olho no Instagram @ondafurtacorbrasilia (www.instagram.com/ ondafurtacorbrasilia) para acompanhar as novidades.
AGENDA DE LIVES
– 8/5 (quarta-feira), 14h, no Instagram @ondafurtacorbrasilia – Maternidade de Mulheres Pretas, com Waleska Barbosa, das Pretas que Escrevem no DF, e Norma Hamilton, professora da UnB.
– 15/5 (quarta-feira), 14h, no Instagram @ondafurtacorbrasilia – Lei e políticas públicas, com Carolina Leão e Gabriella Vinhas.
– 22/5 (quarta-feira), 14h, no Instagram @ondafurtacorbrasilia – Maternidade Atípica, com a psicóloga perinatal Isabela Parente.
– 23/5 (quinta-feira), 14h, no Instagram @ondafurtacorbrasilia – Autocuidado materno, com Laura Schwengber e Aline Vidal, Alessandra Pinto Sancho e Nathalia Tavares, psicólogas perinatal e parental.
– 29/5 (quarta-feira), 14h, no Instagram @ondafurtacorbrasilia – Luto Materno, com a psicóloga Denise Percilio.