- PUBLICIDADE -

DIÁRIO DO CORONAVÍRUS DE HOJE: 2A. FEIRA, 20/04

- PUBLICIDADE -

BRASIL

CORONAVÍRUS

Decorridos 53 dias oficiais de Covid19 no Brasil, temos hoje, 20/04/2020, a seguinte fotografia:

INDICADORBRASILCHINAEUAESPANHAITÁLIAMUNDO
ÓBITOS2.4624.63240.56520.85223.660165.775
VARIAÇÃO DIÁRIA %3,8%0,0%3,9%1,0%1,8%2,8%
TAXA DE LETALIDADE10,93,3121,1417,0394,321,5
Fonte: covidvisualizer.com

Os indicadores relacionados no quadro possuem as seguintes unidades:

Óbitos: Número absoluto

Variação diária: Variação percentual entre o número total de óbitos registrados até ontem e até hoje

Taxa de letalidade: óbito/milhão de habitantes


Hoje, quinquagésimo terceiro dia, a taxa de letalidade do Covid-19, no Brasil, se aproximou dos 11 óbitos por milhão de habitantes, enquanto no mundo ultrapassou os 21 óbitos por milhão de habitantes. Tem ocorrido, diariamente, geral desaceleração no número de óbitos.

São Paulo ultrapassa os mil mortos, com 1.015 (41%), seguido do Rio de Janeiro com 402 (16%), ambos sem relevante alteração proporcional.

Segue em padrão normal a curva dos óbitos nacionais por Covid-19, mantendo tendência à desaceleração.

EVOLUÇÃO DIÁRIA DOS ÓBITOS POR COVID-19 NO BRASIL

Fonte: Ministério da Saúde

A posição relativa do Brasil, em relação aos óbitos por Covid-19 no mundo, mostra discreta ascensão, sem sobressaltos.

Fonte: Our World in Data

Brasil e Turquia apresentam curvas semelhantes de óbitos, de baixíssima incidência, muito aquém das apresentadas pelos países da Europa e dos EUA, que foram aquinhoados com a preferência do vírus.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA ACUMULAÇÃO DE COVID-19 POR 100.000 HABITANTES

Fonte: European Centre for Desease Control

Os indicadores da ocorrência do vírus vêm, há algum tempo, mostrando a irrelevância de seus efeitos no Brasil, tanto absoluta, quanto relativamente.

O produto entregue pelo vírus por aqui não tem feito por merecer a gigantesca atenção a ele dispensada diuturnamente pela mídia, nem o rigor das medidas restritivas implantadas pelos entes federativos.

O impacto desse vírus é ainda muito menor se considerarmos que o número de óbitos vem sendo super notificado.

Infectologistas têm denunciado enorme quantidade de registros equivocados e justificam: se uma pessoa está com pneumonia, se contamina com Covid-19 e vai a óbito, a causa mortis é pneumonia. Não é Covid-19.

Exatamente como era registrado anteriormente, quando havia alguma contaminação por gripe. Todos esses desvios têm sido insuficientes para conferir protagonismo à atuação do vírus.

Na realidade, o vírus só tem confirmado sua fama de vândalo no desastre econômico que causa, exclusivamente pela sua politização, mais do que conveniente em ano eleitoral.

A necessidade política de uma pandemia se tornou tão indispensável e indecorosa que, ao enfrentar resistência da população, esgarça o tecido político de tal forma que o Presidente do PTB, ex-Deputado Roberto Jefferson denunciou, ontem, a gestação de um golpe para destituir o Presidente da República.

Denúncia grave que precisa ser apurada e, se confirmada, seus mentores exemplarmente penalizados.

O fato de o Presidente da República não roubar, nem deixar roubar, transtorna grande parte da classe política que, sorrateiramente, tenta transformar a solução no principal problema do país.


CORONAVÍRUS: Atualmente, não há uma vacina para prevenir o Coronavírus (COVID-19). Continue a se proteger para evitar a propagação da doençaOrientações: Lavar as mãos frequentemente por no mínimo 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel – Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir/espirrar – Evitar contato próximo (mínimo um metro de distância) com pessoas, mesmo saudáveis. Ao sair, leve luvas e máscaras dupla, descartáveis. Use-as. O VÍRUS NÃO TEM PARTIDO POLÍTICO.


- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas