POLÍTICA
ARTIGO
ADALBERTO MONTEIRO
GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA PARA O DF
Há menos de um mês, manifestamos aqui o apoio do Partido PATRIOTA DF à Gestão Escolar Compartilhada, tendo como base nossas convicções e considerando, ainda, o sucesso obtido com o projeto piloto instituído pelo Governador Ibaneis em quatro escolas do DF.
O êxito da experiência consolidou o entendimento de que o melhor seria sua expansão para outras escolas.
Porém, ao realizar consulta aos professores e pais de alunos, algumas escolas reagiram à alteração proposta e se manifestaram pela manutenção do status quo, comprovadamente ineficiente.
Importante ressaltar que a decisão do GDF pelo novo modelo atendeu antigos anseios da sociedade brasiliense, desesperançada com os fracos resultados obtidos pelos estudantes, consequência do nivelamento por baixo instalado em todo território nacional.
Apesar da relutância das escolas, o Governador decidiu, mais uma vez, corretamente expandir esse modelo de gestão, contando, para isso, com o nosso incondicional reconhecimento.
Eis que, sob intensa pressão política, o GDF recuou e, atendendo aos pleitos, não mais implantará a gestão compartilhada nessas escolas.
Essa decisão dividirá a educação do DF em alunos bem preparados e alunos mal preparados. Indesejável e desnecessário desequilíbrio.
Sendo a educação um dever do Estado, entendemos que não se pode aceitar, em hipótese alguma, exigências que reduzam a qualidade do ensino ministrado em dependências públicas.
Os responsáveis pelos alunos têm o direito de escolher as escolas, mas o modelo de gestão é decisão intransferível do Estado.
O PATRIOTA DF, partido político que não se arrepende de ter apoiado Ibaneis no segundo turno das eleições, não abre mão da elevada qualidade do ensino e defende a implantação da gestão escolar compartilhada para todas as escolas públicas do Distrito Federal, convicto de que é melhor para a região e para o Brasil.
Adalberto Monteiro
Adalberto Monteiro é Presidente do Patriota DF
www.revistadiaria.com.br