POLÍTICA & NEGÓCIOS
PINGA FOGO com Luiz Bittencourt
RIO DE JANEIRO INSISTE NA CONTRAMÃO
IDOSO
Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, sancionou lei que reduz de 65 para 60 anos a idade a ser considerada para idoso.
O mesmo já vale para o Estado do Rio de Janeiro.
Essa decisão ocorre quando o brasileiro, por conseguinte o fluminense, vem ganhando longevidade, recomendando elevação, e não redução, na idade mínima para o idoso.
Decisões populistas como esta, agravadas pela sistematização da corrupção, levaram o Estado e o Município à penúria e ao caos administrativo em que se encontram.
SERIEDADE PARA O RIO
CARNAVAL
Há muitos anos o carnaval do Rio de Janeiro é realizado com relevante soma de recursos públicos, geridos pela LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba.
Evento de apelo internacional, com participação de milhares de turistas nacionais e internacionais e forte interesse das empresas produtoras de bebidas (cerveja, refrigerante, etc.), o carnaval do Rio de Janeiro já deveria ser auto-sustentável.
Inconcebível sua dependência de apoio financeiro oficial que destinará, em 2019, R$ 1 milhão a cada uma das 13 Escolas do Grupo Especial.
E ainda há negociações em curso para o subsídio destinado às Escolas do Grupo de Acesso.
Enquanto isso, o caos reina na saúde pública, na educação e na segurança do município.
Parceira da honestidade, a seriedade também não resistiu e fugiu do Rio de Janeiro.
ACÕES EMERGENCIAIS NO GDF
SISTEMA DE SAÚDE
A deterioração no atendimento nos hospitais da capital chegou a tal ponto que o Governador Ibaneis se viu obrigado a decretar situação de emergência na saúde pública do DF, uma semana após tomar posse.
A medida permitirá instituir o terceiro turno na rede hospitalar, contratar profissionais aposentados, convocar concursados, autorizar horas extras e efetuar compras sem licitações.
A meta estipulada pelo governador é recuperar o sistema de saúde do DF em seis meses, utilizando para isso choque de gestão.
Apesar de reprise e da natural desconfiança, não há como discordar do governador.
Ao mesmo tempo, Governador Ibaneis determinou pente-fino nas Secretarias do DF, abrangendo licitações e contratações de pessoal, além de verdadeira devassa nas despesas de exercícios anteriores, visando identificar a real situação do Distrito Federal.
Início de gestão com o pé direito
Luiz Bittencourt, Engenheiro Metalúrgico pela UFF; Master of Engineering pela McGill University, Montreal, Canadá e pós graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor da LASB Consultoria. e-mail: [email protected]
www.revistadiaria.com.br