POLÍTICA&NEGÓCIOS com Luiz Bittencourt
Decisão do STF não consegue eliminar a resistência à corrupção
Ontem, em histórico julgamento, o STF não só acatou o Habeas Corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula, como deferiu um salvo conduto que impede sua prisão até a retomada do julgamento do referido Habeas Corpus, que ocorrerá em 04 de abril próximo. Não é reconfortante verificar que a Suprema Corte de seu país se degladia internamente para garantir liberdade a condenado, por unanimidade, em um Tribunal Regional Federal. Mesmo decepcionante, por planejada, a decisão do STF não conseguiu ferir de morte a luta travada pela sociedade contra a corrupção, generalizada e profunda, instalada em todo o território nacional. Ainda resta para o cidadão a crença na 1ª e na 2ª instâncias.
Renúncia do Presidente do Peru
Pedro Pablo Kuczynski, no poder há menos de 2 anos, renunciou ao seu mandato após ser denunciado por compra de votos em troca de obras de infraestrutura e por prestar consultorias milionárias a construtora Odebrecht. Culturas distintas, atitudes opostas. O que tem sido natural no Brasil é ultrajante no Peru, levando a renúncia de um Presidente da República. Que diferença!
Oportunidades para a indústria brasileira com o protecionismo dos EUA
Representante do Comércio norte- americano, Robert Lighthizer, informou que isenções à taxação sobre importação de aço se aplicarão aos parceiros do Nafta, à União Européia, a Austrália, Argentina, Brasil e Coréia do Sul. A imposição de barreiras tarifárias dos EUA passou a ser especificamente direcionada para a China, com meta estipulada em US$ 50 bilhões, levando a imediata resposta chinesa de sobretaxar diversos produtos oriundos dos EUA. Desgraça para uns, felicidade de outros. Esse imbróglio certamente gerará espaços comerciais que podem ser muito bem ocupados por produtos brasileiros. Mãos à obra!
Menor taxa de juros SELIC da história
Pela 12ª vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária – COPOM, do Banco Central, reduziu a taxa de juros, agora para 6,5% ao ano, seu menor registro histórico, em resposta a contínua queda da inflação, em velocidade maior que a esperada, mantendo-se abaixo do piso da meta, que é de 4,5%. Em consequência, há sinalização, pelo COPOM, de que a taxa de juros pode continuar caindo.
Mesmo assim o cheque especial continua com juros de 300% ao ano. Esse abismo é resultante da falta de competição entre os bancos (cinco instituições dominam o mercado), alta expectativa de calotes, lucros exorbitantes e elevados impostos. Tudo, obviamente, onerando o contribuinte. E a classe política com olhar de paisagem.
TSE cassou mandatos do Governador e da Vice do Tocantins
Governador Marcelo Miranda (MDB) e Vice-governadora Claudia Lelis (PV) tiveram seus mandatos cassados ontem (22/03) por uso de caixa dois nas eleições de 2014. Mesmo havendo eleições em outubro desse ano, a decisão do Tribunal exige afastamento imediato do cargo e, pasmem, realização de novas eleições para mandato até 31/12/2018. Legislação anacrônica que exige desnecessárias despesas para a eleição com mandato nanico de seis meses no máximo. Como sempre, o contribuinte paga a conta. E a classe política com olhar de paisagem.