PINGA FOGO COM LUIZ BITTENCOURT
#BRASIL NÃO AVANÇA EM ENERGIAS LIMPAS
Mercedes Benz escolheu a França para investir 500 milhões de euros na produção de automóveis compactos totalmente elétricos. E nós por aqui pagando um preço exorbitante por um combustível altamente poluente e ouvindo a retrógada esquerda repetir o mantra que o Petróleo é nosso, como se estivéssemos na primeira metade do século passado. O petróleo pode ser nosso, mas não pode impedir a evolução tecnológica na área de energia.
#COTAS ATÉ NA POLÍTICA
PGR encaminhou parecer favorável ao TSE à consulta de deputadas e senadoras sobre a fixação de cota de 30% do bilionário fundo eleitoral para candidaturas femininas. O estabelecimento de cotas deforma a natural seleção lastreada em mérito, ao mesmo tempo em que esse fundo é um acinte e, no lugar de fatiado, deveria ser definitivamente extinto. Recursos públicos devem ter destinações mais nobres, o que decididamente não é o caso das eleições, no viciado sistema político vigente.
#BARRA DO PIRAI INANIMADA
O segundo semestre de 2018 será testemunha ocular do início operacional da composição turística interestadual em ramal ferroviário que circulará por oito cidades e unirá Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro, a Cataguases, no Estado de Minas Gerais. Essa iniciativa contribuirá para a geração de empregos e renda no circuito abrangido e é resultado do interesse político dos municípios que uniu ação pró-ativa com a disposição da União na reativação da malha ferroviária, reconhecidamente mais econômica. Em adição, há previsão de reforma, em breve, da conhecida Litorina em Miguel Pereira, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Enquanto isso, nada acontece em Barra do Pirai, também no Estado do Rio, município considerado o maior entroncamento ferroviário da América Latina. Ventos favoráveis e recursos disponíveis para investimentos são insuficientes para motivar a inerte administração municipal. Uma lástima!
#PREÇO ELEVADO DO COMBUSTÍVEL
Governo e Petrobrás foram obrigados a agendar reunião hoje na tentativa de encontrar solução para a crise que envolve o preço do combustível e provocou a paralisação do trânsito em rodovias de vinte estados da federação e no DF. A apreciação do dólar e a recuperação do valor do petróleo (ultrapassando os US$ 70/barril) causaram a contínua elevação no preço dos combustíveis mas, em compensação, elevaram em US$ 3,5 bilhões a arrecadação da União com royalties, nos primeiros quatro meses de 2018. O dilema está na necessidade política que governo tem de reduzir o preço do combustível na bomba e na conveniência empresarial de não administrar os preços dos produtos de uma empresa que precisa competir pelas regras do mercado. A solução, inconveniente para o governo, está nos fatores: redução de impostos, eliminação de atravessadores e fiscalização rigorosa de cartéis nos postos de gasolina. A política empresarial da Petrobrás deveria ser preservada.