- PUBLICIDADE -

PINGA FOGO: CÂMARA APEQUENADA. CONFLITOS DESNECESSÁRIOS

- PUBLICIDADE -

POLÍTICA&NEGÓCIOS

PINGA FOGO

Luiz Bittencourt

EMOCIONADO ENCONTRO

TRIBUTO AO PROFESSOR

A vida nos oferece algumas oportunidades ímpares de confirmar o que estamos carecas de saber.

Sábado último, após o almoço, fui conversar com amigos na Taberna do Guaru (sugestivo apelido do dono), inigualável e aprazível estabelecimento localizado na Esquina do Guaru, em Ibicuí, Distrito de Mangaratiba.

Enquanto conversávamos, uma senhora entrou na Taberna pela porta da outra rua, reconheceu um dos participantes da nossa conversa e o chamou de Clebinho.

Kleber não a reconheceu de imediato, mas não se fez de rogado e saiu à rua, dobrou a esquina e foi encontrá-la na outra porta da Taberna.

Qual não foi a surpresa de Kleber, ao perceber que estava diante de sua alfabetizadora, que não via há mais de 40 anos.

Houve então um forte e carinhoso abraço e vieram algumas rápidas lembranças. Todos, indistintamente, se emocionaram com o encontro.

O episódio nos leva a pensar por que, passados mais de 40 anos sem vê-lo, a alfabetizadora não só reconheceu o ex-aluno, como lembrou o seu nome?

A resposta, parece-me, está no comprometimento, na total entrega dos professores à profissão.

Há que se reconhecer e recompensar essa abnegação.

Podemos chamar de profissão, missão ou sacerdócio, não importa, mas por ser a base de tudo é a atividade mais digna e admirada que se encontra a nossa disposição e, por isso, deve ser eternamente respeitada e financeiramente valorizada.

RIO HORS CONCOURS

DIFÍCIL RECUPERAÇÃO

Essa última semana foi pródiga em fatos que denigrem a imagem do Estado do Rio de Janeiro, sem que se perceba sequer sinais de indignação na população fluminense.

A ausência de reação demonstra que o fluminense está cansado de lutar contra a degradação moral que se instalou no Estado e entrou na fase de jogar a toalha, por total descrédito das instituições.

Durante a semana, Juiz Marcelo Bretas, antecipando-se ao encaminhamento do processo para a justiça eleitoral e mantendo a Operação Lava Jato na linha de frente no combate a corrupção, brindou ex-Presidente Temer e ex-governador Moreira Franco com prisões preventivas para investigações de corrupção.

Com isso, todos os ex-governadores eleitos do Rio de Janeiro, ainda vivos, foram ou estão presos: Moreira Franco, Garotinho, Rosinha, Cabral e Pezão.

A convergência criminosa não é coincidência, restando a certeza de que o fluminense escolhe muito mal seus representantes.

Em paralelo, a Assembleia Legislativa do Estado – ALERJ decidiu, por sua mesa diretora e pela primeira vez na sua história, empossar cinco deputados estaduais que se encontram presos por corrupção.

A decisão revela, em alto e bom som, que o poder legislativo fluminense casou com a imoralidade.

Para terminar, o Prefeito Marcelo Crivella, em pronunciamento na Fundação Parque e Jardins do Rio, e em surpreendente surto de sinceridade, reconheceu a promiscuidade existente na PM fluminense, reclamou dos elevados custos do carnaval carioca, constatou que o VLT “é uma porcaria” e encerrou a fala com a bombástica afirmação de que “o Rio de Janeiro é uma esculhambação completa”.

A população fluminense sabe disso, mas vinda de um Prefeito, no exercício da função, esse reconhecimento se transforma em gravíssima denúncia (caso da promiscuidade da PM) e em confissão de impotência para enfrentar o sistema.

A primeira e imediata reação foi do Governador Wilson Witzel que declarou integral confiança na PM e, em retaliação, convocou o retorno de todos os policiais militares do Estado cedidos para serviço na Prefeitura.

Fica a impressão de que, para o governo do Estado, não importa a promiscuidade, mas sim a manutenção do faz de conta da correção institucional.

Na realidade, o governo, como legítimo representante da população, deveria encaminhar a denúncia do Prefeito para imediata investigação, o que não o fez, nem o fará.

CÂMARA APEQUENADA

CONFLITOS DESNECESSÁRIOS

Inaceitáveis as arestas colocadas pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, à tramitação dos projetos de reforma da Previdência e da Lei Anti Crimes.

Rodrigo Maia, de forma unilateral, decidiu tramitar o projeto de lei do Ministro Sérgio Moro após a tramitação da Reforma da Previdência que, por sua vez, só tramitará após a inclusão dos militares.

Percebe-se uma incrível má vontade do Congresso Nacional com os temas de interesse do país, como o fim do foro privilegiado, a revogação da PEC da bengala, os impeachments de ministros do STF e a CPI do Lava Toga, para citar algumas. Sempre aparecem empecilhos para que ações desse tipo avancem.

De qualquer forma, acreditamos que, no final, a reforma da previdência será aprovada, mesmo que transformada em Frankenstein, porque os governadores dela dependem, até mesmo os da esquerda radical.

Sem reforma, não há futuro.

Já os outros projetos certamente enfrentarão enormes dificuldades.

INVESTIMENTOS A VISTA

PEUGEOT E CITROEN INVESTEM NO BRASIL

Presidente mundial da Peugeot Citroën declarou, em viagem ao Brasil, planejar o lançamento por aqui de dois novos veículos de cada marca até 2021.

Com participação de 2% no mercado doméstico, os investimentos visam alcançar 5%, elevando a lucratividade e inserindo a empresa no previsto crescimento sustentável da economia brasileira.

Boas notícias de investimentos que se reproduzem na cadeia de fornecedores, multiplicando a geração de empregos e de renda. Fonte: Linkedin

PERSPECTIVA DE TURISMO

CRESCE PROCURA PELO BRASIL

A dispensa de visto decidida pelo governo central para americanos, canadenses, japoneses e australianos resultou em imediata elevação na procura por passagens aéreas para o Brasil, segundo a plataforma de viagens Kayak.

Os australianos cresceram 36%, canadenses 31%, americanos 19% e japoneses 4%, comparando-se a média diária de buscas entre os dias 18 e 20 de março e os dias 1º a 15 de março de 2019. Fonte: Linkedin

Luiz Bittencourt, Engenheiro Metalúrgico pela UFF; Master of Engineering pela McGill University, Montreal, Canadá e pós graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Relações Institucionais é Diretor da LASB Consultoria. e-mail: [email protected]


www.revistadiaria.com.br

[email protected]


- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas