Política&Negócios com Luiz Bittencourt
Temer defende livre comércio, mas mantém imposto de exportação
Presidente Temer anunciou, no Fórum Econômico Mundial realizado em São Paulo, que vai telefonar para Presidente Trump na tentativa de convencê-lo a isentar o Brasil da tarifa de 25% incidente sobre aço importado pelos EUA. Antecipou que, se fracassar nessa articulação, deve participar de representação coletiva junto a OMC contra essa medida protecionista. Alardeou ainda, em alto e bom som, ser contra qualquer medida protecionista e a favor da plena abertura de mercados, porém seu governo mantém, sem qualquer justificativa, imposto de exportação sobre couro, por exemplo, além de uma extensa lista de produtos com imposto de importação. Protecionismo, só do lado de cá.
Blindagem por segurança no Rio de Janeiro
Com a finalidade de proteger de balas perdidas os cientistas que trabalham e desenvolvem ciência, ensino e medicamentos, de extrema relevância para a população e para o país, a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz decidiu blindar as unidades de sua sede em Manguinhos. Até agora, blindagem tem se mostrado mais eficiente e confiável do que a intervenção.
Estímulo à indústria 4.0
Governo criará incentivos disponibilizando linhas de crédito de R$ 10 bilhões, via BNDES, FINEP e BASA, para a modernização da indústria nacional, que vem perdendo espaço por falta de competitividade. A idéia é modernizar o parque industrial e incentivar inovação, novas tecnologias, inteligência artificial e conectividade. Ações como essa poderiam vir acompanhadas de redução na carga tributária (não confundir com selecionada isenção fiscal) e de aumento na eficiência da fiscalização na aplicação dos recursos.
Lula anuncia que está pronto para ser preso
Ex-presidente Lula lançará livro nesta sexta-feira afirmando que não fugirá, que vai aguardar em casa e que está pronto para ir para a cadeia. Como é de seu direito e feitio, Lula se coloca como vítima, perseguido político, não lidera qualquer movimento de desobediência civil, mas imagina que poderá acontecer. Reconhece que não é maior que a lei, mas afirma que “eles mexeram com quem não deveriam mexer”. Mesmo tendo como destino os fiéis súditos, o livro atrairia o interesse da classe política se Lula explicitasse que etapas construiu, que livros leu e que habilidades desenvolveu para aguardar, em plena serenidade, a aterrorizante visita de agentes da Polícia Federal.
Gilmar Mendes concede liminar que evita prisão após condenação em segunda instância
Mesmo reconhecendo que os Ministros do STJ aplicaram jurisprudência do STF para negar o pedido de habeas corpus para quatro condenados por sonegação fiscal pelo TRF-5, Ministro do STF, Gilmar Mendes, não aplica a jurisprudência da Corte que serve e defere a medida liminar que suspende o início da execução penal. Vá entender o que se passa nas cabeças de nossos magistrados!