Política&Negócios com Luiz Bittencourt
TRF4 MANTÉM CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA
Desembargadores do TRF4 disseram não, em alto e bom som, ao recurso impetrado pelos advogados do ex-presidente Lula e mantém sua condenação a 12 anos e 1 mês, por corrupção e lavagem de dinheiro. Pela legislação brasileira, Lula está irremediavelmente inelegível, a não ser que o TSE faça como o STF. Acórdão será publicado em até dez dias, quando então o Juiz Sérgio Moro poderá decretar a prisão do condenado. Aguardam-se reações do STF.
MUDANÇA NA EQUIPE ECONÔMICA
Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda e líder da equipe de governo que está recuperando a economia nacional pretende deixar o cargo para se candidatar a Presidente ou a Vice-Presidente (na chapa de Temer) da República. Essa decisão, se confirmada, pode até ser interessante para o Ministro, mas não o é para o mercado.
AUMENTO DA CONFIANÇA DO EMPRESARIADO
Confederação Nacional da Indústria – CNI revela que o Índice de Confiança de Empresário da Construção vem se elevando em março, sinalizando que as condições correntes de negócio da indústria da construção pararam de piorar. Espera-se que ações políticas e/ou judiciais não atrapalhem as tendências otimistas.
CAMPEÃ DE CORRUPÇÃO PROVOCA PREJUÍZO GERAL
As traquinagens campeãs realizadas pela empresa JBS, com o beneplácito dos governos passados e da classe política, avolumam os prejuízos aos contribuintes e aos municípios brasileiros. Somente o BNDES liberou, entre 2002 e 2013, quase R$ 13 bilhões para empresas controladas pela J&F. Assim Joesley Batista ascendeu, com o dinheiro do cidadão brasileiro, à lista dos 10 brasileiros mais ricos da Revista Forbes. A União reivindica retorno de R$ 429 milhões relativos a investimentos realizados pelo BNDES em ações da JBS. Para enfrentar as dificuldades surgidas pelas investigações da Polícia Federal, Justiça Federal, etc., a empresa JBS tem sido contingenciada a devolver recursos ao governo e a pagar multas, o que acaba por desaguar no fechamento de plantas frigoríficas e outras, desempregando e abalando a economia, com quedas astronômicas nas arrecadações de diversos municípios. Uma tragédia patrocinada pelo Estado.
EXPULSÃO DE DIPLOMATAS EM CASCATA
O imbróglio envolvendo Rússia e Reino Unido que culminou com a expulsão de diplomatas por ambos, está se reproduzindo coordenadamente. Em resposta a tentativa de assassinato, em Londres, de um ex-espião russo, EUA, Alemanha, França, Ucrânia, Polônia, Lituânia, República Tcheca e Canadá, em solidariedade ao Reino Unido, anunciaram a expulsão de diversos diplomatas russos. Como de praxe, governo russo antecipou ações de reciprocidade. Turbulência que respinga nos negócios e pode alterar as peças no tabuleiro comercial.