- PUBLICIDADE -

PINGA FOGO: NADA É MAIS FALSO QUE OS PROGRAMAS ELEITORAIS

- PUBLICIDADE -

POLÍTICA & NEGÓCIOS por Luiz Bittencourt

 

 

Eleições 2018

Faltando duas semanas para as eleições, temos nossos lares invadidos diariamente pelo horário eleitoral gratuito (paradoxalmente de altíssimo custo) na dissimulada tentativa de divulgar os programas dos candidatos como orientação ao eleitor. Nada é mais falso do que essa propaganda eleitoral. Na campanha majoritária, o marketing é protagonista transformando o candidato no que ele não é, o que caracteriza fraude, e limitando-se a promoveataques pessoais aos adversários mais competitivos.

Na campanha proporcional, frases curtas são ditas pelos candidatos, nas quais nem os próprios candidatos acreditam. Os eleitores muito menos.

Esse modelo está esgotado e deveria ser imediatamente extinto, pela farsa em que se transformou, perdendo totalmente a credibilidade junto ao eleitorado. Sua ineficácia pode ser facilmente verificada pelo simples fato de que o candidato que lidera, com larga margem, as intenções de votos não tem tempo suficiente para completar uma frase na propaganda eleitoral. Os tempos mudaram e o sistema político recusou-se, por escusos interesses, a evoluir.

Os noticiários apresentam, também diariamente, resultados das pesquisas de intenção de votos, nos quais ninguém acredita, mas são convenientes para tendenciosas análises dos jornalistas. Seus produtos refletem, invariavelmente, o interesse dos contratantes. Todas essas aberrações ocorrem sob a “vigilância” da justiça eleitoral, que precisa ser extinta, por desnecessária.

A reforma política é emergencial, resgatando princípios e acabando com o foro privilegiado, com a reeleição, com o fundo partidário, com o fundo eleitoral, com as coligações, com o exagero de partidos, revendo a desproporcionalidade na representação dos estados e resolvendo a desconfiança que a urna eletrônica transmite.

Expectativa do PIB

Eleições produzem incertezas econômicas que dificultam a definição de perspectivas para o crescimento do país. Exatamente por esse motivo, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE reduziu a expectativa de crescimento do PIB brasileiro, em 2018, de 2% para 1,2%. Essa avaliação prejudica a possibilidade de investimentos e contribui para a efetiva contração no crescimento da economia.

 Scania investe no Brasil

Apesar da queda nas expectativas, a montadora Scania voltou a produzir em dois turnos e investirá, até 2020, R$ 1,1 bilhão em desenvolvimento de produto e rede de distribuição.

Sede da PF não é presídio

A sociedade está inaceitavelmente passiva na irresponsável manutenção da prisão do ex-presidente Lula, condenado em segunda instância por lavagem de dinheiro e corrupção, nas dependências da Polícia Federal em Curitiba. Não há razão que justifique a não transferência do condenado para um presídio.


Luiz Bittencourt é Presidente da LASB Consultoria. Engenheiro Metalúrgico pela UFF é Master of Engineering – McGill University – Montreal/Canadá e Pós Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. e-mail: [email protected]


www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas