Política&Negócios com LUIZ BITTENCOURT
Via Crucis do Papa Francisco
Papa Francisco, durante tradicional rito da Via Crucis, nesta sexta-feira no Coliseu de Roma, manifestou-se pela “vergonha, para quem perdeu a dignidade, e pela esperança. Palavras que parecem dirigidas especialmente ao Brasil.
# Governo do Rio de Janeiro, na quadra ou no campo
Bernardinho, craque do vôlei, analisa sua candidatura ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, provavelmente preocupado com o lamaçal em que vai pisar, e Romário, craque do futebol, garante que será candidato e expressa confiança em sua competência para “tirar o Rio da merda”. Ambos cobertos de razão e o termo chulo utilizado expressa com fidelidade a realidade carioca.
# EUA x China
É fato que a China não pode deixar de retaliar os EUA pela taxação imposta pelos americanos na importação de produtos chineses. Outrossim, depois de anunciadas suas medidas, os EUA não poderão recuar de suas decisões. Portanto, a competição e a retaliação se estenderão, pois os EUA não assistirão de braços cruzados a China trilhar seu caminho para se tornar a nação mais poderosa do mundo, ameaçando a hegemonia anglo-saxônica. Oportunidades surgirão.
Reciprocidade russa
Governo da Rússia informou ao Embaixador dos EUA a expulsão de sessenta diplomatas dos EUA e o fechamento do consulado norte-americano na cidade de São Petersburgo. O mesmo tratamento será destinado ao Reino Unido, Canadá, Austrália e alguns países da União Europeia. Retaliações recíprocas, oportunidades à vista.
Apoio generalizado à prisão após condenação em 2ª instância
Cerca de dois mil membros do Ministério Público e do Judiciário devem assinar e encaminharão segunda-feira ao STF manifesto apoiando as prisões após condenação em 2ª instância. O país inteiro, indignado, rejeita ações de fomento a impunidade e a Suprema Corte, que deveria de ofício promover a justiça, não pode estar alheia à vontade da nação.
Sarkozy investigado na França
Ex-presidente Nicolas Sarkozy, já investigado por financiamento irregular de campanha, será julgado por corrupção e tráfico de influência, segundo o jornal Le Monde. As diferenças se estreitam.