- PUBLICIDADE -

ENTREVISTA COM JOSÉ AIRTON

- PUBLICIDADE -

ENTREVISTA

 

Entrevista José Airton

A Revista Diária entrevistou o Deputado Federal José Airton, uma das principais lideranças do nordeste, formado em engenharia e direito, mestre em direito público e ex-candidato ao governo do Ceará, ele compartilhou suas preocupações com a imagem da classe política e a importância do voto consciente. Além disso, falou sobre seu projeto de resgatar o movimento municipalista.

Revista Diária: Deputado, por que a preocupação nesta eleição com o voto consciente?

Deputado José Airton: As pesquisas têm identificado um grande desgaste da classe política no mundo todo. As redes sociais e algumas práticas têm contribuído para isso. Fui vereador e convivi de perto com os problemas locais. Como candidato ao governo do estado do Ceará, conheço as dores das pessoas e continuo convivendo de perto com os eleitores. Nesta eleição, serei um defensor fervoroso da importância do voto consciente e da realização de uma boa política. O povo do nordeste tem no sangue o amor pela sua terra, e a política é a principal atividade para melhorar nossa região. Muitas pessoas têm deixado de votar, e isso precisa mudar.

Revista Diária: O senhor tem como proposta resgatar o movimento municipalista. Por quê?

Deputado José Airton: Este é um movimento antigo. Tivemos grandes lideranças, como o ex-senador Franco Montoro e os cearense, os advogados Américo Barreira vice- prefeito de Fortaleza, Jose Guedes de Campos e contadora Noemi Adelina Furtado Arruda. Dedico-me a este tema porque é nas cidades que as pessoas moram. Podemos fazer uma comparação: o estado é a cabeça e as cidades são o corpo da nação. A cabeça é menor em todos os sentidos, mas tem crescido mais do que o corpo. Esse modelo não se sustenta mais. O dinheiro arrecadado nos municípios vai para o governo central e depois retorna à origem, a cada ano em menor quantidade. As demandas têm crescido em todas as áreas, principalmente na saúde.

Revista Diária: É um grande desafio. Como pretende começar esta retomada do municipalismo?

Deputado José Airton: Em dois sentidos. Primeiro, começando nesta campanha. É oportuno, pois teremos eleições municipais. É hora de os candidatos, independentemente de partidos, incluírem em suas propostas a necessidade de interagir com os demais planos de governos, reivindicando o fortalecimento da unidade mais importante, que são os municípios. O Nordeste é a região que mais recebe ajuda do governo federal, um sistema assistencialista necessário, mas não o melhor. A região precisa criar oportunidades, principalmente para os jovens. Temos uma grande bancada na nossa região, e acredito que fortalecer o município é vontade de todos os prefeitos. Contudo, não é uma luta fácil, porque o modelo atual é perverso e exige mudanças estruturais e culturais, e não apenas uma reforma tributária.

Revista Diária: Quanto tempo pensa em dedicar a este movimento de retomada do municipalismo?

Deputado José Airton: Vou dedicar a maior parte do meu tempo, porque não vamos melhorar a desigualdade com cidades sem recursos e políticas assistencialistas. As pessoas querem oportunidades. O que foi feito até agora é importante, mas o mundo está mudando, e precisamos repensar tudo se queremos avançar em um mundo cada vez mais competitivo.

 

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas