Avançando em sua pauta de entrevistar candidatos às eleições desse ano de 2020, Revista Diária dialoga hoje com Padre Milton, candidato a Vice-prefeito de Presidente Prudente, na chapa do empresário Paulo Lima.
Padre Milton é Prudentino da gema. Décimo de onze filhos de família pobre com origem nordestina, Padre Milton, quando criança, vendeu doces na rua, foi da primeira turma da Zona Azul e foi comerciário no centro de Prudente.
Aos vinte e seis anos entrou para a vida religiosa no Seminário Propedêutico da Diocese de Presidente Prudente, tornou-se Padre e celebrou sua primeira missa na Paróquia de São Judas Tadeu.
A vocação religiosa e o intenso contato com os fiéis lhe aprofundaram a preocupação social, o que lhe estimulou a aceitar o convite para a parceria política com Paulo Lima.
Revista Diária: Bom dia, Padre Milton. Obrigado por receber a Revista Diária para conversarmos sobre sua trajetória religiosa e seu futuro político. Enveredar pelo mundo político, pode ameaçar sua carreira religiosa?
PADRE MILTON: Bom dia. Agradeço a oportunidade de expor meus pensamentos, minhas ideias e minhas razões. Em hipótese alguma essa incursão política ameaçará minha carreira religiosa, alicerçada em vocação.
Afasto-me, temporariamente, para cumprir minha maior missão humanitária.
Paulo Lima é um renomado gestor e me convidou para Vice com o compromisso de assumir, integralmente, a área social. Não poderia, de forma alguma, me omitir de missão tão nobre. Aceitei o convite e, se me for permitido, exercerei a função de corpo e alma.
Revista Diária: Pela sua personalidade e profissão de fé como o senhor enxerga essa missão humanitária?
PADRE MILTON: Paulo e eu temos conversado muito sobre isso. A humanização que Presidente Prudente carece passará pela valorização do trabalho, pelo reconhecimento e pelo respeito ao suor despendido. O trabalho será dignificado e terá justa remuneração, independente de sexo, idade e religião.
Revista Diária: Estima-se que o legado da quarentena ultrapasse os 20 milhões de desempregados no Brasil. Tema inquestionavelmente prioritário a exigir profundo planejamento. Como o futuro Vice-prefeito vê essa questão?
PADRE MILTON: O tema é seríssimo e angustiante para todos. Em conversas com Paulo Lima, vemos a elaboração de planejamento e a realização de parcerias para viabilizar soluções de mais curto prazo. A essência do sucesso está na qualidade da gestão e não há dúvida sobre essa capacitação do Paulo Lima.
Revista Diária: A pauta de humanizar o município exige um olhar sobre a participação da mulher na sociedade. Administração do lar, dupla jornada de trabalho, desvalorização, etc. Qual será a agenda prudentina para a mulher?
PADRE MILTON: Na gestão Paulo Lima, Prudente terá agenda feminina revitalizada. Serão revistas sua inconcebível desvalorização profissional, sua criminosa ausência de proteção e, como consequência, incentivaremos seu empoderamento. Para apoiá-la, o hospital da mulher, hospital da criança e o modelo de creches serão revistos, de forma a oferecer condições profissionais e humanitárias para mães e filhos.
Revista Diária: Padre Milton, todos sabemos o valor do trabalho e, por isso, há imensa preocupação com a escassez de oportunidades para os jovens prudentinos. Há esperança?
PADRE MILTON: Certamente há esperança. Emprego dignifica o cidadão e será um de nossos mais importantes objetivos criar ambiente que estimule o empreendedorismo.
Sem empregador, não existe empregado.
Por outro lado, sabemos o mal que a ociosidade causa aos nossos jovens. Vamos desenvolver projetos fomentando o primeiro emprego, o pequeno aprendiz e educação profissionalizante. Os jovens e adolescentes prudentinos passarão a ter oportunidade.
Revista Diária: Agradecendo sua atenção e disponibilidade para essa entrevista, a Revista Diária finaliza oferecendo ao candidato a Vice-prefeito de Presidente Prudente, Padre Milton, o espaço para seus comentários finais.
PADRE MILTON: Agradeço a Revista Diária a oportunidade de expor minhas ideias e gostaria de convidar o cidadão prudentino a continuar sonhando, a continuar trabalhando pois, vamos, juntos com Paulo Lima, construir um novo caminho de prosperidade e de futuro para Presidente Prudente.
O desenvolvimento será humanizado, com maior participação da mulher e sob a proteção e benção de Deus. Acreditem, pois o futuro chegará antes do que imaginam.