A Revista Diária entrevista o professor e consultor de Gestão e Estratégia, nosso colaborador Hélio Mendes, sobre o seu novo e-book, que trata de uma nova metodologia de gestão: o Planejamento Estratégico Reverso – PER. Para empresas, setores e cidades.
Professor, por que aplicar o Planejamento Estratégico Reverso – PER?
O modelo tradicional de Planejamento Estratégico é ainda o mais utilizado pelas organizações em todo o mundo, é uma ferramenta de gestão que ainda tem muita utilidade, pela sua simplicidade de elaboração e de uso. Mas, foi criado antes da internet e das organizações exponenciais.
Hoje vivemos um novo momento, das startups, das tecnologias disruptivas e de uma nova dinâmica no espaço mundial, e não temos mais previsões confiáveis, o que torna necessário ter bons planejamentos e boas equipes. O PER é um caminho neste novo contexto.
Como estão as opções nesta área de gestão, ou seja, de planejamento?
Há mais de 30 anos utilizo o Planejamento Estratégico Tradicional. Venho agregando a ele novas metodologias, entretanto, nos últimos anos senti que o ambiente dos negócios tem mudado muito. Apareceram novas ferramentas, a maioria são modismos – estas têm tido vida curta. Outras não oferecem facilidade na implantação. As que têm origem na tecnologia desconsideram em parte o ser humano.
O Reverso é inovador: propõe mudar a forma de planejar, com objetivo de atender a esta nova era. Reverso porque propõe o inverso, trazer a visão de futuro da empresa para o presente, objetivando repensar o negócio, em vez de melhorar o que está sendo feito.
Qual a diferença desta entre sua metodologia, o Reverso, e o Planejamento Estratégico Tradicional?
Há várias e grandes diferenças. Começa na preparação, que exige muitas pesquisas. O diagnóstico é feito de fora para dentro (e não como antes, de dentro para fora), evitando três grandes males: o corporativismo interno existente em intensidade diferente em todas as organizações; o conservadorismo; e o comportamento reativo.
Reverso porque ele vem do futuro para o presente, um processo inverso, e inicia uma mudança de mentalidade, porque fomos criados na cultura linear, cuja presença podemos perceber do nosso calendário ao modelo de ensino existente, em que tudo é sequencial e cartesiano.
O Reverso considera não apenas as organizações exponenciais e as novas ferramentas, mas também os valores das novas gerações, as quais operam várias atividades ao mesmo tempo; e os princípios da Física Quântica: Entrelaçamento, Dualidade e Incerteza. Seu propósito não é melhorar o que se faz, mas repensar o que se faz, em todo sentido.
O senhor vai fazer o lançamento no mês de junho. Como os interessados poderão ter acesso a este novo e-book?
Ele será comercializado em formato de e-book, mas vamos imprimir sob encomenda, porque muitos têm preferência pelo formato impresso. Feito em um modelo novo de diagramação, o conteúdo é objetivo e de fácil entendimento, porém, não muito fácil de implementar, porque exige a mudança da cultura organizacional, algo indispensável para continuar competindo hoje.
AUTOR DO E-BOOK PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO REVERSO-PER