- PUBLICIDADE -

06/03 – EVANGELHO DO DIA

- PUBLICIDADE -

Pão da vida, que alimenta a nossa alma (Mateus 25,31-46)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos,
então se assentará em seu trono glorioso.
Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita:
Vinde benditos de meu Pai!
Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
Então os justos lhe perguntarão:
Senhor, quando foi que te vimos com fome
e te demos de comer? com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?
Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’
Então o Rei lhes responderá:
Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda:
Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’.
E responderão também eles:

Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
Então o Rei lhes responderá:
Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
Portanto, estes irão para o castigo eterno,
enquanto os justos irão para a vida eterna’.
Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

REFLEXÃO

Jesus nos diz por intermédio do Evangelho de hoje que a nossa salvação não é obtida por intermédio do cumprimento de preceitos meramente espirituais. Afinal de contas Ele não nos perguntará no dia do julgamento final se nós procuramos cumprir os preceitos religiosos, mas sim se fomos capazes de viver concretamente o amor. Ou seja, a religiosidade sozinha, desvinculada da prática do amor, é causa de condenação e não de salvação. Jesus nos mostra ainda que Ele quer, acima de tudo, que sejamos capazes de amar verdadeiramente aos nossos irmãos, principalmente àqueles que precisam de nós, nas mais diversas circunstâncias da vida. E é através da nossa intimidade com o Pai que receberemos as graças que nos são necessárias para a vivência concreta do amor em nossa vida, doando-nos mais ao serviço do Senhor e do próximo. Jesus, se identifica com os necessitados: foi «a mim que o fizestes» ou «foi a mim que o deixastes de fazer». Já não estamos diante da simples justiça. Estamos diante da caridade. Já não é suficiente não fazer o mal. Para sermos reconhecidos por Deus é preciso, antes, reconhecê-Lo no nosso próximo, principalmente nos que sofrem. Quem ignora essa realidade e só pensa em si, fechado no seu egoísmo, sem se compadecer do sofrimento alheio, não será reconhecido por Deus, mesmo que tenha tido uma vida religiosa aparentemente exemplar.
ORAÇÃO

Senhor Jesus, dá-me a dimensão divina da Sua caridade. Quero estar Contigo, ajudando a todos os meus irmãos necessitados de bens materiais, de atenção, de conforto, de compreensão e de amor. Você disse que: «O que fizestes a um destes pequeninos, foi a Mim que o fizestes». Dá-me força para percorrer esse caminho Senhor, pois estou certo de que, na atenção generosa para com todos os necessitados, começo desde já a viver a vida eterna. Envia-me Jesus o Seu Espírito Santo para que eu possa corresponder a esse espírito de caridade solicitado por Você, praticando-a com amor, doçura e paciência, socorrendo ao meu próximo naquilo que ele necessitar. Amém!!

BENÇÃO

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Volte para nós o Seu olhar e nos dê a Sua paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas