POLÍTICA NACIONAL
Em mensagem divulgada nas suas redes sociais, nesta segunda-feira (21/01), o senador Alvaro Dias fez um agradecimento às pessoas que lhe dirigiram um apelo para que ele concorresse à presidência do Senado Federal.
A eleição da nova Mesa Diretora acontecerá provavelmente no próximo dia 1º de fevereiro. Além de agradecer pela convocação à disputa, Alvaro Dias afirmou que estará nesta semana em Brasília para colocar seu nome à disposição e iniciar conversas com senadores e lideranças, a fim de discutir o que é melhor para o Congresso Nacional e para o Brasil.
Para Alvaro Dias, o Brasil passa por um momento de transição em direção a um novo futuro, e a eleição para a presidência do Senado precisa ser uma continuidade da onda de mudanças verificada nas urnas das eleições gerais de 2018.
O senador afirma que o que deve prevalecer na escolha do próximo presidente do Senado é o interesse do País, e não os projetos pessoais ou partidários.
“Sempre alimentei a convicção de que uma função como esta da Presidência do Senado, sobretudo em um momento de transição como este que vivemos no nosso País, deveria ser resultado da convocação da sociedade, e não do interesse de quem quer que seja”.
“Por sua importância no nosso Estado Democrático de Direito, o Senado não pode ter seu presidente escolhido para atender quem somente busca pelo poder, muito menos as ambições de partidos ou grupos políticos. Apenas o interesse público deve prevalecer na hora da escolha do presidente do Senado”, afirmou Alvaro Dias.
No vídeo que gravou para as redes sociais, o Líder do Podemos disse ainda que a escolha do futuro presidente do Senado não deveria se dar pela busca de uma pessoa, mas sim na opção por uma ideia.
E essa ideia, afirma Alvaro Dias, está envolta no mesmo sentimento avassalador de mudança que os brasileiros demonstraram na hora de registrar seus votos na última eleição. Para o senador, a sociedade exige uma mudança radical de comportamento, que deve chegar também no Congresso Nacional.
“A meu ver, o candidato à presidência do Senado não deve ser uma pessoa, mas uma ideia, que é a ideia de mudança, a mesma mudança exigida pela população nas urnas.O Brasil não quer mais ficar ligado à velha política, que eu defino como a política dos equívocos, ou a política do atraso, do retrocesso e do desrespeito.
O que se exige do Congresso é uma mudança de comportamento, de atitude, e é isso que estamos nos propondo, e buscando convencer os senadores de que em primeiro lugar deve vir sempre a opinião do povo brasileiro.
“Não deve estar na frente jamais a minha opinião ou de este ou aquele senador. Devemos ser obedientes à opinião da sociedade, e às exigências dos cidadãos, que no momento resultam em indignação, em revolta, em inconformismos diante do que aconteceu no Brasil nos últimos. É este sentimento que precisamos atender” disse o senador Alvaro Dias.
COMPROMISSOS
Além de defender o voto aberto na sessão de votação do futuro presidente do Senado, Alvaro Dias também elencou algumas de suas ideias sobre como o Parlamento deve atuar a partir de fevereiro para cumprir as exigências da sociedade.
O senador divulgou aos seus seguidores nas redes sociais algumas dessas ideias e compromissos:
– Legislativo independente na esteira da interdependência dos poderes;
– Rejeição a qualquer tentativa de invasão de competência da parte do Judiciário;
– Antecipação aos fatos com agilidade no ato de legislar;
– Devolução de medidas provisórias inconstitucionais e cumprimento rigoroso do calendário de votações;
– Valorização das iniciativas dos parlamentares priorizando-as quando ocorrer coincidência com as propostas do Executivo;
– Legislativo reinventado com respeito à sociedade;
– Nenhuma decisão importante será adotada pela presidência da casa sem prévia consulta aos membros da Mesa e lideranças partidárias.
HORA DA MUDANÇA
Ao finalizar sua mensagem divulgada nas redes sociais, Alvaro Dias disse que diante da convocação feita a ele por milhares de pessoas, está colocando o seu nome à disposição para trabalhar a favor da mudança do Senado.
O senador disse acreditar que os novos parlamentares que foram eleitos com o discurso da mudança não se associarão a projetos pessoais ou de quem busca apenas a conquista do poder.
“É inadmissível que um senador eleito surfando as ondas da mudança chegue em Brasília para colocar a sua digital num projeto de retrocesso. Nós temos que avançar com qualidade, com atitude, com competência, com honradez, com decência e com dignidade.
Tenho certeza que é isto que a população deseja, e por isso estamos nos apresentando e nos colocando à disposição para este trabalho a favor da mudança real, tão exigida pela nossa população”, finalizou o senador Alvaro Dias.
Vídeo: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=414295156005619&id=199599520097304
www.revistadiaria.com.br