- PUBLICIDADE -

Azul & Quântica

- PUBLICIDADE -

Política & Negócios

Artigo

Com Hélio Mendes

Azul & Quântica

Se tem algo que mantém as empresas competitivas é a inovação de valor.

Nos últimos anos, duas teorias se destacaram nesse aspecto: a Estratégia do Oceano Azul e, nas áreas de planejamento e gestão, a Quântica.

W. Chan Kim e Renée Mauborgne, autores da Estratégia do Oceano Azul, mostram que o caminho é criar ou buscar novos mercados, tornando a concorrência irrelevante, estabelecendo uma Nova Matriz ou Teia de Valores.

A Quântica, que vem da Física, hoje aplicada em diversas áreas, mostra como ampliar nas empresas a sua capacidade de expansão, afirmando que as organizações são energia e o mundo material é uma realidade criada pelas pessoas, e tornando as organizações mais humanas e eficazes.

Ambas defendem pontos em comum: a Azul, uma Matriz de Atributos, diferentes ou novos, não adotados pelos concorrentes, sejam produtos ou serviços.

A Quântica preconiza que as ideias e os valores que o cliente cultiva ou espera encontrar estão disponíveis, identificados no relacionamento, quando se tem uma conectividade com tudo. Para que aconteça, a sociedade das organizações tem que ser vista de forma diferente, como um organismo vivo, o que é possível com novos conhecimentos.

O que seriam esses novos conhecimentos? Práticas que vêm da Física Quântica, colocadas por Gerald Harris, que são: pensamento além da dualidade (não há apenas duas possibilidades); a incerteza é inevitável; os objetivos terão que ser móveis, em razão do ambiente de alta incerteza; além dos itens espaço e tempo; e a constatação de que nem sempre há uma sequência lógica nas decisões empresariais.

As duas teorias se completam, pois, quando uma foca o mercado, a outra coloca o ser humano como protagonista da criação da realidade, partindo de uma nova visão do mundo, considerando que pessoas e organizações são energias.

Hélio Mendes – Professor e Consultor de Planejamento Estratégico e Gestão nas áreas privada e pública www.institutolatino.com.br

www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas