POLÍTICA & NEGÓCIOS
ARTIGO
LUIZ BITTENCOURT
BARRA DO PIRAI E SUAS ESCOLHAS
Quem viveu, ou ouviu falar sobre, a pujança econômica de Barra do Pirai nas décadas de 1960 a 1980, deve se questionar sobre o que pode ter causado a deterioração que o município hoje ostenta.
O que faz um município entrar em decadência e dela não conseguir se desvencilhar?
De 1985 para cá, o país como um todo e o Estado em particular adotaram forte sistema degradante, econômico e moral, que impactou os municípios e os empurrou ladeira abaixo.
Essa, certamente, é uma das causas, mas seria a mais importante? Lembremo-nos de que a comunidade é consequência das atitudes de suas lideranças.
De qualquer forma, tanto de Collor a Temer, quanto de Brizola a Pezão, as escolhas foram nossas e os resultados são terrivelmente desagradáveis.
União e Estado foram transformados em mercadoria e negociados com as mais espúrias intenções. Foi diferente no município? Obviamente que não. Até porque estranhos no ninho não sobreviveriam.
Sentimos extremo desconforto quando passamos a perceber que como eleitores, nos revelamos um tremendo fracasso ao escolhermos tão mal, não cobrarmos resultados e aceitarmos passivamente o descompromisso dos políticos com o futuro do município. Mas somos passíveis de recuperação.
Nas últimas eleições, o eleitorado colocou no voto a sua indignação, deu um cavalo de pau nas escolhas e promoveu uma guinada de 180º em seus destinos.
Em que pese somente seis meses de atuação dos eleitos, diversas mudanças de rumo foram adotadas, tornando possível uma retomada do crescimento econômico. No caso da União, o que chama a atenção de forma positiva são o foco e a determinação, indispensáveis em radical inflexão. A aprovação da reforma da previdência é exemplo marcante.
Eleições municipais se aproximam e o que farão os eleitores de Barra do Pirai?
Manterão o mais do mesmo? Defenderão a queda livre, rumo ao fundo do poço? Ou selecionarão a opção de transformar o município e construir um futuro de desenvolvimento para os barrenses?
Luiz Bittencourt, Engenheiro Metalúrgico pela UFF; Master of Engineering pela McGill University, Montreal, Canadá e pós graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Consultor especializado em Relações Institucionais e Diretor da LASB Consultoria. e-mail: [email protected]
www.revistadiaria.com.br