- PUBLICIDADE -

CDDF dá o 1º Treinamento de capacitação para Presidentes e Vice-Presidentes do DF.

- PUBLICIDADE -

POLÍTICA&NEGÓCIOS

NOTÍCIAS EM PAUTA

No último domingo de março (31), na residência do Presidente do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF), Eugênio Piedade, cumpriu-se um cronograma interno de capacitação: o 1° Treinamento sobre a estrutura e diretrizes gerais e do 1° semestre de 2.019 para os Presidentes e vice-Presidentes dos Conselhos Locais das regiões administrativas

Em momento descontraído com apresentação musical e stand-up, Ítalo Felicidade animou os presentes

Bastante eufórico com o crescimento do CDDF, o Deputado Distrital Martins Machado compareceu ao evento, onde foi reconhecido dentre os parlamentares que apoiam o CDDF, como o parlamentar que sempre acompanhou presencialmente o Conselho de Desenvolvimento desde a sua criação.

O Deputado vai destinar 300 mil de emenda para o “Projeto Jovem Empreendedor Digital” que capacitará 150 jovens, de 16 à 24 anos, ara criarem seus negócios digitais.

O parlamentar disse acreditar muito no Conselho, por esse motivo esta destinando esses primeiros R$ 300.000,00 para execução do primeiro projeto onde irá atender às comunidades do DF.

Na oportunidade informou aos conselheiros presentes que fará um pronunciamento na Tribuna da Câmara Legislativa sobre a história, o papel e o desenvolvimento que o CDDF trará para a população do Distrito Federal.

Já está confirmado, com o apoio da Deputada Federal Celina Leão, aguardando só a data para a realização do evento, uma solenidade no Auditório da Câmara Federal, para a apresentação do Conselho de Desenvolvimento do DF que, na oportunidade, será lançado o Conselho de Desenvolvimento Nacional.

Deputado Martins Machado com Conselheiras do CDDF

Presentes ao evento Diretores, Secretários, Superintendentes e Presidentes Locais, a Diretora de Organização, Tânia Coelho, Assessora Especial de Organização Lucia Bicalho, Diretor de Projetos, Mateus Lolas, Assessora Especial de Projetos Keila Rocha, Diretor de Inovação, Dian Alves, Assessor Especial de Inovação, Emanuel Rufino, Secretária de Administração e Finanças, Maria Angélica, Assessor Especial da Presidência, Milton Benício, juntamente com os Superintendentes da Região Norte, Estevão Reis, da Região Centro, José Augusto, da Região Oeste, Valquíria Félix e da Região Metropolitana Norte, Ítalo Luís, e o Presidente do Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento (CONVIDA).

O Presidente Eugênio parabenizou a todos que se mostraram muito comprometidos com o projeto, deixando o lazer com a família para estarem trabalhando em prol do futuro das próximas gerações.

Eugênio Piedade, falou sobre a origem do CDDF, idealizado por ele, tendo a ajuda para fundação por Helio Rosa e Estevão Reis há quatro meses, também as principais articulações institucionais que tem feito ultimamente, buscando fomento para as execuções dos projetos do CDDF.

Serão mais de 2 milhões neste primeiro semestre incluídos no orçamento que será necessário mobilização social para se efetivar no financeiro.

E essa ferramenta o CDDF tem, pois atualmente são mais de 1.000 conselheiros de Desenvolvimento no DF e Região Metropolitana. Também pediu que cada Presidente de Desenvolvimento Local encaminhasse um projeto exequível que será analisado pela equipe técnica do CDDF, coordenado pelo vice-Presidente Helio Rosa. Conseguiu também fechar uma parceria com o Presidente do Conselho da OAB da Região do Paranoá e Itapoã, Dr. Paulo Alexandre,que designará 02 advogados para cada Conselho Local do DF.

Helio Rosa pediu que todos tivessem em memória o Conceito, Estrutura, Funcionamento e Diretrizes do CDDF para melhor representarem em suas cidades

Conceito: Uma organização da sociedade civil que propõe gestão compartilhada com o setor público, setor produtivo e terceiro setor em projetos de Desenvolvimento.

Estrutura:Há 01 Conselho que integra todas as regiões norte, sul, oeste, centro e metropolitana. São 06 Superintendências que coordenam 34 regiões administrativas no DF e 33 nos municípios da Região Metropolitana. Cada Conselho de Desenvolvimento Local possui 17 membros, somando mais de 1.000 conselheiros nos quadros do CDDF.

Funcionamento: Sem personalidade jurídica, suas funções de articulação institucional e mobilização social são feitas pelos Presidentes, Vices, Superintendentes, Presidentes Locais, Diretores e Assessores.

Diretrizes:Utiliza ações macros tranversais pelo tripé do Empreendimento, Capacitação e Turismo, fortalecendo as ações locais emergenciais, estruturantes e programáticas. As parcerias são formuladas pelo instrumento legal Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento (CONVIDA), que integra as instituições, os projetos e os consultores do CDDF.

Sobre as parcerias técnicas para elaboração dos projetos básicos e executivos, o vice-Presidente Helio Rosa, disse que atualmente há nos quadros a OSCIP Protege Brasil e o Instituto Mundo Novo de Economia Sustentável, instituições extremamente qualificadas, que serão âncoras dos projetos macros transversais do CDDF, onde contratarão as instituições indicadas pelos conselhos locais para executarem as ações nos projetos macros tranversais que já passaram por avaliação técnica: Jovem Empreendedor Digital, Mulher em Segurança, Circuito de Cavalgadas e Tijolo Solidário, mais outros em avaliação técnica como o Multifeiras, Escola Acolhedora e outros.

Reforçou que cada Conselho nas cidades encaminhem um projeto, uma instituição e um consultor para o CDDF que serão analisados tecnicamente para futuras parcerias em formato de consórcio de entidades para realização de projetos.O Presidente da Região Norte do CDDF, Estevão Reis, que também está como Secretário Adjunto de Turismo do GDF, dividiu sua fala em dois momentos, como sociedade civil sugeriu que o CDDF participasse de um curso nos dias 06 e 07 de abril com o especialista que criou o Sistema de Convênios (SICONV) para se aperfeiçoarem em elaboração de projetos, captação de recursos e cadastramento no SICONV, no BNDES e outros sistemas governamentais.

Estevão Reis, também reforçou a importância da formação dessa Trade para fortalecer a gestão pública, a economia e o social. Disse que será muito bom buscar parcerias com a CDL, a Fecomércio, o SEBRAE, ACDF e outras entidades do setor produtivo para respaldarem as ações do CDDF nesta proposta de gestão compartilhada. E neste caminho o CDDF terá que pensar em criar futuramente uma cooperativa de crédito para normatizar as atividades comerciais dos conselheiros em projetos de serviços.

Como Secretário Adjunto de Turismo pediu que o CDDF se organizasse para participar dos Conselhos Regionais de Turismo que serão criados em cada região administrativa. E que estão trabalhando para mudar o conceito de Brasília para a Capital Turística, formalizando parcerias internacionais e alcançar a meta de 20.000 turistas europeus para a Capital, criando rotas que interligam o centro de Brasília com as riquezas naturais e de equipamentos turísticos que as regiões administrativas possuem. Criar uma ideia de Festas Tradicionais nas cidades, valorizando as vocações de gastronomia, artesanatos e culturas para entrarem num roteiro turístico no DF.

Foram muitas perguntas e sugestões dos Presidentes e vices, onde ficou esclarecido que o Organograma com a nova estrutura já está finalizado, houve apenas alterações nas nomenclaturas de Diretores e Assessores, que o CDDF passará para os Superintendentes das Regiões, por ser de sua competência, para repassarem aos conselhos locais de sua circunscrição.

As novas nomenclaturas dos Conselhos de Desenvolvimento Local… São 17, mais 03 assessorias de complemento, caso precise
As novas nomenclaturas dos Conselhos de Desenvolvimento Local… São 17, mais 03 assessorias de complemento, caso precise

O Regimento Interno está com 90% de conclusão juntamente com a produção da Cartilha para o Curso 05 Passos do Desenvolvimento que serão entregues por etapa em área de download no site institucional do CDDF que também está em fase final.

Em seguida, houve um almoço de confraternização para o estreitamento social
O Secretário Adjunto de Turismo, Estevão Reis e o ex-Secretário Adjunto do Na Hora, Mateus Lolas mostraram a humildade e a integração do CDDF, lavando pratos, rsss

Galeria do Evento

Matéria completa. Clique aqui: http://egnews.com.br/politica/distrito-federal/cddf-da-o-1o-treinamento-de-capacitacao-para-presidentes-e-vice-presidentes-do-df/

Fonte: EG NEWS com informações do Blog do Helio Rosa


www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas