POLÍTICA
ARTIGO com Luiz Bittencourt
COMEÇOU O ANO ELEITORAL EM BARRA DO PIRAÍ
Começou o ano eleitoral e as articulações políticas se aceleram para composição de nominatas, coligações, onde possível, e para as organizações de campanhas e de projetos para o município.
Sendo pré-candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo vereador Cezinha do Mercado, iniciamos debates sobre necessidades e oportunidades para Barra do Pirai e, confesso, estou agradavelmente surpreso com sua visão sobre o município, sua determinação e sua capacidade de composição política.
Convergimos na maioria dos temas e entendemos que para os principais objetivos serem conquistados, como ampliar o número de empregos e construir um futuro para o município, é preciso planejamento e organização que esgotem as possibilidades e tornem factível o atingimento das principais metas.
Iniciamos, então, um debate sobre a elaboração de um Programa de Governo.
Estamos conversando se vamos tratar a administração pública como um produto essencialmente político, o que sempre prevaleceu, ou se utilizaremos um Plano de Negócios (Business Plan), tratando-a como empreendimento, cujos produtos são os serviços públicos.
Particularmente, acredito ser o Plano de Negócios mais adequado, por permitir trabalhar as formas de faturamento, o modelo de receita, o relacionamento das áreas e processos para o atingimento dos objetivos, gerando valor de satisfação para os contribuintes.
Dessa forma, a administração organizará e decidirá sobre custos, despesas, investimentos, estratégias de crescimento, possibilitando a projeção de equilíbrio fiscal para anos vindouros.
O Plano fornecerá dinamicidade à organização e consolidará o planejamento como norte para as decisões políticas, alicerçadas na satisfação do contribuinte.
Ainda no Plano de Negócios, a gestão poderá ser por objetivos, com estabelecimento de metas, prazos, responsáveis e orçamentos (clássico modelo SWOT) para as diversas áreas da Prefeitura, reavaliadas periodicamente, construindo governança corporativa e a utilização de instrumentos modernos e imprescindíveis de compliance, accountability, ouvidoria, etc.
Estamos, ainda, no início dos debates, porém ambos estamos com excelentes expectativas para modernizar os serviços públicos, tornando-os eficientes, e para construir um futuro de desenvolvimento para Barra do Piraí.
Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP.
www.revistadiaria.com.br