- PUBLICIDADE -

DRA. HELOISA RAVAGNANI: MÉDICA INFECTOLOGISTA

- PUBLICIDADE -

 Ela criou o projeto da sala de medicação dia, que possibilita o processo de desospitalização precoce, com grande melhora na qualidade de vida dos pacientes atendidos e redução do risco de complicações infecciosas. Uma estrutura que evitou, em dez meses, a ocupação desnecessária de quatro mil leitos/dia no Hospital público Regional de Taguatinga – HRT, em Brasília-DF.

Inaugurada em 2016, a Sala de Medicação Dia do Hospital Regional de Taguatinga, em Brasília/DF, diminuiu o tempo de internação e melhorou a qualidade de vida dos pacientes que necessitam de terapia medicamentosa.

O atendimento passou a ser realizado em pacientes que necessitavam receber a medicação endovenosa, como por exemplo os que fazem uso de analgésico para doenças crônicas dolorosas ou que necessitam de antibióticos.

O projeto piloto que foi idealizado pela médica infectologista Heloísa Ravagnani, trouxe benefícios  não apenas para o paciente, mas para todo o sistema devido à maior rotatividade de leitos, diminuição dos custos com a hospitalização de pacientes, desafogando o pronto socorro e as unidades de internação.

“Temos estudos que dizem que a cada paciente de alta, em trinta dias é gerada a disponibilidade de até 60 leitos”, explica Heloísa. Segundo a médica, quanto mais tempo internado fica o paciente, maior a chance de contrair alguma bactéria. Aqueles pacientes com condição de alta e que podem receber a antibioticoterapia somente uma vez ao dia são altamente beneficiados, pois correm menos risco de contrair outras infecções devido ao tempo prolongado de permanência de internação e ficam menos tempo longe da família“, afirma Heloísa.

Heloisa Costa Ravagnani* é GENTE QUE FAZ!

Clique no link para saber mais a respeito da Sala de Medicação Dia: http://www.saude.df.gov.br/noticias/item/9194-sala-de-medica%C3%A7%C3%A3o-dia-no-hrt-libera-leitos-para-casos-mais-graves.html

*especialista em infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia, com experiência em hospitais públicos e privados. Atende na CLINFEC – Infectologia e Centro de Infusão de medicamentos, clínica diferenciada pela excelência ao paciente ortopédico, em especial àqueles com indicação de uso de material de síntese (fio, parafuso, placa, prótese,etc.), desde o pré-operatório até o manejo de possíveis complicações infecciosas, além de outras áreas da infectologia. Contato: (61) 3554.9509 e (61) 99246.8476

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas