POLÍTICA
Informativo de Abril/2024
Este é o sexto informativo do Grupo de Marketing Político – GMP. Vamos falar sobre uma data que deve ser observada e a relevância do planejamento e dos cuidados no período de pré-campanha.
Estamos na pré-campanha da eleição de 2024, na qual o eleitor vai escolher vereadores e o prefeito da sua cidade. E 6 de abril é o último dia para os candidatos mudarem de partido, a famosa e casuística “janela”.
Cuidados na pré-campanha: não se pode pedir voto, pode-se afirmar ser pré-candidato. O indivíduo será penalizado se disser que é candidato. Fundamental lembrar que há diversos cuidados com o mesmo grau de importância até as eleições.
Mais uma orientação: se ainda não fez o Planejamento Estratégico Reverso da sua campanha, faça, por dois motivos: ele é o primeiro sinal de que você está preparado para ser vereador ou prefeito de uma cidade, mostra que tem noção de gestão. O segundo motivo é que as campanhas se profissionalizaram, não existe chance de ganhar à base de improvisação.
No período de pré-campanha, é importante começar a formar equipe, a criar seguidores. Não é sobre quantidade, e sim qualidade. Pessoas preparadas e comprometidas com o seu projeto – mas que projeto? O de defender os interesses dos eleitores e de melhorar a sua cidade.
Se você não tem projeto, propósito e identidade, não há como convencer o eleitor. E, cuidado, não exagere nas promessas, nas narrativas. As redes sociais ampliaram o conhecimento e o horizonte dos eleitores. Política é uma atividade séria, trata do bem comum, apesar de muitos a tomarem como algo pessoal, como forma de “arrumar a vida”, algo condenável.
Esta eleição será diferente das anteriores. O País está dividido, as questões nacionais estarão nas narrativas dos candidatos que têm personalidade, porque não se pode pensar só no município e esquecer os grandes problemas brasileiros. Este pleito será a base para a eleição de 2026.
No próximo informativo vamos falar da função de uma boa agência de publicidade em uma campanha. O objetivo do GMP é contribuir para a melhora do nível das campanhas.
Hélio Mendes – Autor de Planejamento Estratégico Reverso e Marketing Político Ético, consultor de empresas, foi secretário na área de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de Uberlândia/MG. Palestrante em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG. Membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, de Brasília.
GMP- Grupo de Marketing Político – Uberlândia MG | [email protected] – (34) 9 99772630