- PUBLICIDADE -

A FUNAP E O FUTURO

- PUBLICIDADE -


POLÍTICA & NEGÓCIOS

A FUNAP E OS RESULTADOS ESPERADOS PELA SOCIEDADE BRASILIENSE



 

Há trinta e dois anos o Governo do Distrito Federal – GDF criava a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – FUNAP/DF com o objetivo de desenvolver programas para incluir e reintegrar socialmente as pessoas presas e egressas do sistema prisional, pela qualificação profissional e consequentes inserções no mercado de trabalho. A capacitação do presidiário eleva sua qualidade de vida e contribui de forma pacífica para a segurança do cidadão, não restando a menor dúvida sobre a importância de ações governamentais que qualifiquem o cidadão e a FUNAP/DF é um marcante exemplo dessa opção do GDF.

Ao longo do tempo, a visão estratégica do GDF tem sido oposta as escolhas de vários Estados da Federação que optam por modelos rigorosos de aprisionamento, tolhendo desenvolvimento intelectual do apenado. No Distrito Federal, o padrão utilizado se baseia no extraordinário esforço oficial para oferecer oportunidades de sua reintegração.

Como era profícua de ações que promoveram evoluções nos prisioneiros podemos citar os 15 anos, de 1999 a 2014, quando a FUNAP foi administrada por Adalberto Monteiro, com amplo reconhecimento nacional e internacional e farta divulgação pela mídia.

Nesse período, além da educação, a elaboração de produtos que capacitava o presidiário, a comercialização da produção reduzia as despesas da instituição. No ambiente externo, os condenados eram inseridos no trabalho dos órgãos governamentais e obras públicas. Gestões desse tipo são as esperadas pela população.

Nesse intervalo de tempo, os presídios do DF passaram a produzir uniformes, bandeiras do Brasil, carteiras escolares, Pães, bolas de futebol, redes esportivas cadeira de rodas, mudas de plantas, com ampla e positiva repercussão na sociedade e considerável redução de custos nos presídios.

Após sucesso nas administrações oficiais do DF, Adalberto Monteiro enveredou pelas trilhas políticas da capital federal e acabou por dar continuidade na presidência do PRP-DF, onde garantiu o apoio, no segundo turno das eleições de 2018, a candidatura de Ibaneis Rocha, tendo sido decisivo no resultado do pleito.

Tanto pela competência administrativa já demonstrada, quanto pela lucidez política e pelo trato da coisa pública, Adalberto Monteiro torna-se unânime solução para gerir as ações da FUNAP/DF, por antecipar o futuro da instituição e por produzir os resultados esperados pela sociedade brasiliense.

Concluímos, dando destaque as condecorações e matérias jornalísticas publicadas pela imprensa local e nacional, como reconhecimento a gestão de Adalberto Monteiro frente a FUNAP/DF.

 

ANO DE  2003

 Ministro Maurício Corrêa – Presidente do Supremo Tribunal Federal – reconhecimento pela seriedade e brilhantismo no excelente trabalho de reabilitação da comunidade carcerária.

Sub-procuradora-Geral da República – Procuradoria Geral da República – Procuradoria dos Direitos do Cidadão – reconhecimento de que o trabalho desenvolvido representa uma grande esperança de recuperação de presos do Sistema Penitenciário do DF

Superior Tribunal de Justiça – Ministra Laurita Hilário Vaz – reconhecimento pelos trabalhos de reabilitação de presos no DF.

Superior Tribunal de Justiça – Fátima Nancy – reconhecimento pelos trabalhos  de reabilitação de presos no DF.

 

ANO DE 2005

Reconhecimento pela ONU, no Ano Internacional do Esporte e da Educação Física no Brasil, como Coordenador do Projeto Pintando a Liberdade, que utilizava a confecção de materiais esportivos pelos internos do Sistema Penitenciário do DF.

FATOS NOTICIADOS PELA IMPRENSA LOCAL E NACIONAL

 

1 – “ONU elogia projetos de inclusão social de detentos” – Jornal de Brasília – 02.02.2005

2 – “Educar para ser um homem livre” – Correio Braziliense – 23.12.2004

3 – “Oferecendo novas oportunidades” – Revista Fecomércio – 11.2004

4 – “Oportunidade rara” – Correio Braziliense – 05.10.2004

5 – “Oportunidade para quem precisa e a Arte salva Vidas” – Correio Braziliense

6 – “A redenção pela Arte” – Correio Braziliense – 11.07.2004

7 – “Da Papuda para Atenas” – Correio Braziliense – 05.07.2004

8 – “Cruzando os muros da prisão” – Correio Brazilisense –

9 – “Presos têm maior acesso ao ensino” – Coletivo – 06.07.2008

10 – “Presos na disputa da UNB” – Correio Braziliense – 22.06.2008

11 – “Reeducando o presidiário” – Jornal da Comunidade – 28.03.2004

12 – “A luz no fim do túnel” – Correio Braziliense

13 – “Criando um futuro com bandeiras” – Jornal de Brasília – 16.11.2003

14 – “Reincidência bem abaixo da média” – Jornal de Brasília – 09.10.2003

15 – “Governador Roriz apóia a FUNAP na ressocialização de internos” – Jornal de Empregos

16 – “Uma luz ao final do túnel” – Caderno de Brasília – 05.05.2001

17 – “Educação e trabalho devolvem a esperança aos presos da PAPUDA” –  Correio de Brasília – 21.08.2001

18 – “Preso estuda para não voltar à cadeia” – Correio Braziliense

19 –“Presos resgatam cidadania trabalhando na CAESB

20 – “Detentos da PAPUDA comemoram o programa Pintando a Liberdade” – Correio Braziliense

21 – “Honestidade esperava do lado de fora” – Correio Braziliense – 21.01.2005

 



 

www.revistadiaria.com.br

[email protected]

DEUS NO COMANDO DE TUDO!


 

A FUNAP/DF E O FUTURO

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas