POLÍTICA&NEGÓCIOS
ARTIGOS
Hélio Mendes
COMO ESTÁ O FUTURO DA SUA EMPRESA, DO SEU SETOR?
O próximo ano será igual ao que terminou? Todos sabem que não, mas se você ainda não repensou o seu negócio, está administrando para o passado, não para o presente. Muito menos para o futuro.
Hoje todos têm acesso a muitas informações, porém, poucos são os que sabem usá-las para construir oportunidades e evitar as ameaças.
Estas não se encontram nas mesas de reuniões, mas aparecem quando se abre a “janela” da empresa. E as estratégias sustentáveis geralmente estão fora do setor no qual as empresas atuam.
Que clientes a sua organização estará atendendo nos próximos anos, que competências deverá ter para atendê-los, como está o seu setor, como está a concorrência?
São tantas as perguntas, que levam grande parte da gerência apenas a adotar as melhores práticas já usadas em momentos anteriores.
Entretanto, isso não é mais suficiente para surfar em ondas que não são criadas pela sua empresa, em ambientes mais e mais voláteis a cada ano que passa.
Uma fração significativa das empresas ainda vive mais do passado que do presente, sendo dirigida por pessoas que se dedicam mais às atividades operacionais, ao ambiente interno do que ao externo, navegando sem bússola, ao léu.
Por que ainda vivem, ou melhor, por que ainda sobrevivem? Porque atuam em setores de baixa rentabilidade ou são apenas fornecedoras de setores inovadores.
Além dessa miopia organizacional, quando as coisas não andam bem ou há um desejo de aumentar os lucros, acontecem decisões alternativas de alguns “gênios seniores” é a de reduzir custos.
Entendemos, mas o desejável é inovar, criar – e isso exige deixar a zona de conforto, correr riscos, revitalizar a empresa e o setor em que atua. Essas são práticas e estratégias de organizações inovadoras.
Hélio Mendes – Professor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão. www.institutolatino.com.br
www.revistadiaria.com.br