POLÍTICA & NEGÓCIOS
ARTIGO com Hélio Mendes
CUIDADO COM O FOCO
Atualmente se dá muita importância à necessidade de ter foco. Não faltam frases bem elaboradas para reforçar isso. Uma das mais conhecidas é de Josh Billing: “Viva como um selo postal – cole-se num único objetivo até alcançá-lo”.
Mas devemos ter muito cuidado para que a direção que focarmos não passe a ser a única opção.
Temos nos dedicado ao estudo da Filosofia, que leva sempre à História, fonte de muito conhecimento. Apesar de vivermos sendo forçada, em razão do tempo e das novas tecnologias, a nos direcionar mais ao futuro, essa conexão com o passado é indispensável, principalmente no campo filosófico, base de todo o conhecimento.
O título deste artigo pode parecer conflitante com as recomendações de muitos gurus contemporâneos, porém, em época de crise e de grandes mudanças, é importante ter cautela com foco.
René Descartes, considerado o fundador da Filosofia moderna, sentindo-se insatisfeito com os valores da sua época, propôs-se a duvidar de tudo, não aceitar nenhuma certeza. Afastou-se de tudo e de todos, para meditar e ver o mundo por nova perspectiva.
Esse comportamento de romper com a realidade pertence normalmente aos filósofos, estadistas e empreendedores, presentes em todas as áreas.
Mas é necessário ampliar o grupo dos que pensam, porque cabe a estes o refletir sobre a construção de um mundo melhor.
Sem eles, a maioria faz mais do mesmo.
www.revistadiaria.com.br