- PUBLICIDADE -

HELIO MENDES: FOI REVOGADA A PROCURAÇÃO EM BRANCO

- PUBLICIDADE -

Foi revogada a procuração em branco

 

 

Esta é a primeira eleição na qual a maioria dos brasileiros não assina procuração em branco para os eleitos. O desvio de função de um número significativo dos atuais representantes, que deixaram de cuidar da coisa pública para tratar de questões pessoais, despertou o cidadão brasileiro, que antes votava por um pequeno favor, porque um amigo solicitou, porque o candidato era de sua cidade, não analisando seu currículo, sua proposta de trabalho e muito menos acompanhando o candidato escolhido durante o mandato.

Houve de fato um desvio, mas aconteceu muito mais pela alienação do eleitor e por feudos políticos, do que em função dos eleitos. Devido às regras desta eleição, ou melhor, pela predominância de casuísmo por parte dos detentores dos cargos e beneficiados, não haverá uma grande renovação nos planos federal e estadual. Mas acreditamos que os reeleitos deverão rever sua postura, se quiserem continuar na política, a frequentar restaurantes e a andar pelas ruas de sua cidade.

Estamos a poucos dias das eleições. A maioria das pessoas, pelo nível de revolta, vai se decidir nos últimos momentos. Muitos dos candidatos não ficarão à vontade para fazer a discreta boca de urna como antes. É visível que diversos mudaram seu tradicional modus operandi e até de região. Que bom. Já estava passando da hora de renovar as atitudes. É triste ver o que tem acontecido em todas as áreas, em razão da falta de bons representantes.

Nos próximos anos ainda iremos conviver com governos sem projetos, com um Legislativo distante do ideal, porém, o mais importante aconteceu: nós não somos mais os mesmos. O espírito crítico predomina em todos os segmentos.  A maratona da transformação começou, movida pela necessidade da população, e não por interesses de apenas uma ou outra pessoa. Só não está sendo mais rápida porque está acontecendo como deve, ou seja, de forma republicana.

O próximo governo vai ter que entrar fazendo mudanças. A expectativa é alta, apesar da baixa confiança na classe política.


Hélio Mendes é Professor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão nas áreas privada e pública 

www.institutolatino.com.br


 www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas