- PUBLICIDADE -

HÉLIO MENDES: Modelo tridimensional destaca a tecnologia.

- PUBLICIDADE -

POLÍTICA&NEGÓCIOS

ARTIGO

Hélio Mendes

MODELO TRIDIMENSIONAL DESTACA A TECNOLOGIA

A incerteza cresce não mais a cada ano, mas a cada minuto, assim como as ferramentas de gestão.

Nunca houve tantos livros, ideias novas… Entretanto, a maioria se vai com o vento e outras são mal aplicadas.

Isso sempre aconteceu, mas não no volume que acontece hoje. E o que não é bom: muitas empresas, por não implantarem tais ideias, ou fazê-lo sem a devida seriedade, passam a ter menor chance de competir.

Mais do que em tempos passados, temos que utilizar o modelo tridimensional.

Estamos resgatando neste artigo o modelo tridimensional de planejamento, “preparado originalmente na forma de casos, por Joseph R. d’ Cruz, Pesquisador Associado da Harvard Business School, sob a supervisão de Derek F. Abell”, este último também professor de Harvard, um dos pioneiros a preconizar que todo planejamento começa respondendo à questão: “Qual é o negócio da empresa?”.

Quando não se considera essa questão, ou não se faz isso sempre periodicamente, o risco para as organizações é grande, indiferentemente do setor em que atuam.

O modelo tridimensional de Cruz considera, em uma das dimensões, as funções dos clientes; na outra, os grupos de clientes; e, na terceira, a tecnologia.

Quando aplicamos esse formato, fica bem visível que, ao utilizar apenas o binômio “produtos e mercado”, corremos o risco de não ter o mesmo sucesso de antes na elaboração dos planejamentos.

A tecnologia tem ganhado uma importância não existente em outras épocas. Entre muitos exemplos, estão a internet, os drones e, recentemente, fatos como a discussão da telemedicina no Brasil.

Nos planejamentos de longo prazo, o modelo tridimensional é o mais adequado, por afirmar que não há como fazer ou rever qualquer negócio ignorando as três dimensões – e não somente abordando duas, como sempre foi feito.

Porque a tecnologia anteriormente contribuía na obtenção da eficácia operacional, mas se tornou essencial na definição do negócio e na criação de um posicionamento estratégico.

Hélio Mendes – Professor e Consultor de Planejamento Estratégico e Gestão – www.institutolatino.com.br


 www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas