- PUBLICIDADE -

HÉLIO MENDES: SUA EMPRESA VAI SOBREVIVER NESTE SÉCULO?

- PUBLICIDADE -

 

SUA EMPRESA VAI SOBREVIVER NESTE SÉCULO?

 

Estudos geopolíticos têm mostrado que muitas empresas e setores não vão conseguir se adaptar à dinâmica da nova ordem mundial. Até as universidades e os principais gurus da área de negócios, que antes era vanguarda do conhecimento, há tempos estão tendo dificuldade em acompanhar as mudanças.

Algumas ferramentas antes consideradas soluções de muitas organizações terão que ser repensadas, como é o caso dos programas de qualidade. Estes tinham o mérito de contribuir com a padronização e a otimização dos processos, garantindo ao cliente a qualidade prometida. Porém, hoje, sem uma atualização em tempo real, correm o risco de engessar a empresa, abrindo espaço para concorrentes mais rápidos ou setores que surgem da noite para o dia.

A centralização de poder dentro das organizações brasileiras, o baixo nível de leitura da equipe e a falta de experiência internacional levam as empresas a terem pouco conhecimento da realidade. E não há como criar vantagem competitiva, vivenciando mais o ambiente interno do que o externo. Nenhuma corporação pode desconhecer o seu setor e o macroambiente, estes é que de fato fornecem o oxigênio para se viver no mundo das organizações.

Registros recentes mostram que o Brasil pode ter uma posição de destaque neste século, que há solução para os nossos problemas, se olharmos para frente e mudarmos nosso modus operandi. O governo tem seus desafios, mas os valores para estimulá-lo estão na cultura nacional, que está hoje aquém das economias desenvolvidas. A opção é pensar fora da caixa.


Hélio Mendes é Professor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão nas áreas privada e pública – www.institutolatino.com.br


 

www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas