- PUBLICIDADE -

INSOSSO 2020 PARA BARRA DO PIRAI

- PUBLICIDADE -

POLÍTICA

Com Luiz Bittencourt

INSOSSO 2020 PARA BARRA DO PIRAI

Chegamos ao final de 2019, com positivas perspectivas econômicas para o Brasil, fruto de políticas públicas estabelecidas em base técnica e, tanto quanto possível, isentas do interesse político.

Sabemos que o desafio tem sido enorme, mas não impeditivo, para recuperar o país das quase duas décadas perdidas.

As expectativas para Barra do Pirai são muito diferentes.

Um rápido diagnóstico revela, infelizmente, o município no átrio da UTI, consequência da contínua degradação econômica a que foi submetido por várias décadas. 

A devastação da economia barrense ocorreu por uma soma de inapetência e incompetência das administrações passadas que não trabalharam o futuro da cidade e se limitaram a soluções conjunturais, criando uma metodologia simplista que viciou o cidadão. 

Há tempos, o debate em Barra está circunscrito ao retorno do fornecimento de água potável, a operação tapaburacos, as tendas para atendimento hospitalar, a cobrança de estacionamentos públicos, a negligência da Prefeitura com o pedágio na BR 393 e a diversos outros problemas que são de extrema importância para a população, mas, mal geridos, consomem todo o esforço da administração municipal.

Nessas irrecuperáveis décadas, enquanto esses temas, repetidos com frequência, eram debatidos e temporariamente resolvidos, o agronegócio não foi fomentado, o modal ferroviário não foi defendido, a indústria não foi atraída, o serviço médico-hospitalar foi mal administrado, a mobilidade urbana não foi atendida e o emprego se degradou. 

Somente os setores de comércio e serviço heroicamente sobreviveram a essa tragédia.

Análise dessa decadência mostra políticas públicas estruturantes, base para a construção do futuro municipal, completamente negligenciadas pelas últimas administrações. 

Decididamente, não pode haver perspectiva para um município que não tem horizonte.

Olhando com otimismo, nem tudo está perdido e as eleições municipais de 2020 oferecerão ao cidadão barrense a oportunidade de proporcionar a quebra de paradigmas e construir o amanhã do município ou, se preferir, manter a atual desassistência.

Luiz Bittencourt, Especialista em Relações Institucionais e Comércio Exterior. Engenheiro (Master of Engineering pela McGill University, Montreal, Canadá) e pós graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie é Diretor da LASB Consultoria.
e-mail: [email protected]

www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas