EXECUTIVA REGIONAL DO PATRIOTA TRAÇA NOVOS RUMOS PARA O DISTRITO FEDERAL
Na manhã de 28 de março, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, por unanimidade, a incorporação do Partido Republicano Progressista (PRP) ao Patriota (Patri).
Ficou decidido que a legenda não usará sigla, conforme solicitado nos autos, e será identificada apenas como PATRIOTA.
O novo Partido, agora sob o nome PATRIOTA, mantido juntamente com o número 51, passa a possuir maior representatividade em todo o país.
Para comandar a nova sigla, no DF, a executiva do partido convidou o Advogado e gestor partidário Adalberto Monteiro (ex-presidente do PRP/DF).
No último pleito eleitoral o PRP/DF levou o candidato ao governo, General Paulo Chagas, a um surpreendente quarto lugar na disputa e elegeu com vantagem uma Deputada Federal e um Deputado Distrital, angariando no total mais de 600 mil votos.
Adalberto se lança nesse novo desafio com a alma impregnada de esperança no Brasil que emerge juntamente com o novo e ético modelo de fazer política e enxerga essa fusão como um relevante progresso pela união de forças que potencializará o PATRIOTA no Distrito Federal, proporcionando arregimentar quadros cada vez mais qualificados para oferecer ao eleitor candango.
Diante desse novo e significativo fato político para o DF, a REVISTA DIÁRIA obteve exclusiva entrevista com o Presidente do PATRIOTA-DF, Adalberto Monteiro.
REVISTA DIÁRIA
Bom dia, Presidente Adalberto Monteiro. Parabéns por participar de forma competente com a fusão do PRP com o PATRIOTA e ter sido escolhido para presidir o novo Partido no Distrito Federal. Como o Senhor vê o futuro do novo PATRIOTA?
ADALBERTO MONTEIRO
Bom dia e obrigado. Inicialmente agradeço a oportunidade de expor minhas ideias. Foi com muita honra que aceitei o convite para presidir o novo PATRIOTA-DF, resultado da fusão dos antigo PRP e PATRIOTA. O produto desse amálgama nasce do novo conceito de fazer política e vai contribuir para elevar a qualidade e a produtividade da política no DF.
O PATRIOTA-DF já nasce com sua primeira deputada distrital. Com a ida do deputado distrital Daniel Donizete para a administração do Gama, Kelly Bolsonaro assume o mandato, o que muito nos honra.
Relembrando, o PRP, sob a minha Presidência, apresentou na sua totalidade candidatos “ficha limpa” e conseguiu eleger no último pleito, com escassos recursos de R$ 140 mil do Fundo Partidário, mais R$ 60 mil para as campanhas femininas, uma Deputada Federal e um Deputado Distrital.
Além disso, levou o candidato ao Governo do DF, General Paulo Chagas, ao quarto lugar na disputa, conquistando, no total da legenda, mais de 609 mil votos.
Essa excelente performance se deve, sem sombra de dúvida, ao apoio dos amigos brasilienses e a inovação metodológica que priorizou o uso das redes sociais na campanha do PRP e mobilizou eleitores de todos os recantos do DF.
Com esses recursos, o PRP ainda patrocinou uma carreata para o candidato Jair Bolsonaro na Capital Federal.
Essa experiência de gestor está agora à disposição do novo PATRIOTA que, garanto, fará uma revolução política no DF.
REVISTA DIÁRIA
A cláusula de barreira, então, foi uma boa medida? Como o Sr. via a proliferação de Partidos Políticos no país?
ADALBERTO MONTEIRO
Concordo que havia extrema necessidade de se modernizar a legislação brasileira, regulando a formação de Partidos.
Não há ideologias suficientes para a distribuição por 35 Partidos.
Esse freio de arrumação era mais do que necessário e a junção do PRP com o Patriota fará muito bem à política brasileira e, em especial, à do DF.
REVISTA DIÁRIA
Já se pode vislumbrar a relação do novo PATRIOTA com o Governo eleito do DF? Que perspectiva, na sua opinião, terá o Distrito Federal sob o Governo Ibaneis, em 2019?
ADALBERTO MONTEIRO
Indiscutivelmente, nossa relação Com o Governo Ibaneis poderá ser a melhor possível, desde que para o bem do Distrito Federal.
Competimos com ele, pelo PRP, no primeiro turno, mas o apoiamos no segundo turno na certeza de que ele representava o melhor para Brasília.
A expectativa para o DF também é a melhor possível. O Governador Ibaneis foi uma descoberta importante para a nossa política, pois soma a condição de outsider, que encanta o eleitorado, à qualificação profissional e ao amor que dedica à Brasília, resultando em um administrador que certamente será inteiramente dedicado a promover o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal.
Por outro lado, a escassez de recursos potencializa o desafio de administrar o DF. Certamente o Governador Ibaneis vai investir pesado na atração de indústrias e empresas de Tecnologia visando criar empregos para os nossos jovens, além do natural esforço para fortalecer o funcionalismo público, a razão de ser de Brasília.
Acreditamos no êxito de sua gestão e na mudança que propõe para nossa cidade.
REVISTA DIÁRIA
Sua experiência no sistema penitenciário permite sugerir ações para o novo governo?
ADALBERTO MONTEIRO
Agradeço essa pergunta. Penso que o presidiário, para se recuperar, precisa se sentir útil e não há melhor oportunidade para se sentir útil do que produzindo.
Quando o sistema penitenciário organiza a produção de bens pelos presidiários, ele contribui para sua ressocialização e incorpora o conceito de sustentabilidade ao sistema.
Fui Diretor do Sistema Penitenciário em cinco mandatos de Governadores do DF, passando por Joaquim Roriz até Agnelo Queiróz, e na minha gestão o presidiário produziu, contribuiu para sua manutenção e reduziu as despesas do Sistema.
Entendo fundamental a organização de produção interna para os apenados.
REVISTA DIÁRIA
A revolução a que o Sr. se referiu no início dessa entrevista aproximará o eleitor do Partido Político?
ADALBERTO MONTEIRO
Nossa ideia é fortalecer a representatividade política e para isso vamos estabelecer canal direto de comunicação com a população.
Ficou claro, nessa eleição, que o eleitor quer estreitar sua relação com as organizações políticas para que sua voz alcance o governo e as autoridades estabelecidas.
A revolução do Patriota-DF se iniciará pela instalação de mecanismos de comunicação em todas as zonais do Partido. Tais mecanismos orientarão o Partido nas elaborações de projetos, ações e iniciativas junto a população do Distrito Federal.
Todos, cidadãos e país, ganharão com essa interlocução.
REVISTA DIÁRIA
Finalizando, que mensagem o Sr. gostaria de deixar, como líder do PATRIOTA-DF, para a sociedade brasiliense?
ADALBERTO MONTEIRO
Nossa agremiação se personifica dentro do novo conceito de fazer política, fortalecendo o candidato “ficha limpa”, trabalhando a renovação política no DF e articulando constantemente para a evolução econômica e social do Distrito Federal.
www.revistadiaria.com.br