- PUBLICIDADE -

PINGA FOGO: SISTEMA POLÍTICO DOENTE

- PUBLICIDADE -

PINGA FOGO com Luiz Bittencourt

 

#BRASILEIROS MAIS SAUDÁVEIS

Recente estudo do Ibope Inteligência aponta que 14% dos brasileiros acima de 16 anos deixaram de comer carne, tornando-se vegetarianos e quase metade deles aprecia os alimentos veganos, com a adesão ainda dificultada pelo elevado preço. Atualmente, 12% dos brasileiros são vegetarianos, tendência tranquilizadora, após estudo da Organização Mundial de Saúde identificar características cancerígenas na carne vermelha.

#ALCKMIN 2018

A mídia vem destacando o fracasso em que se transformou a campanha de Geraldo Alckmin a Presidência da República. A Folha chegou a compará-la ao fiasco de Mário Covas em 1989. Esse resultado se reproduz entre os mais abastados Partidos políticos brasileiros e não deveria surpreender, visto que PT, MDB e PSDB estão no olho do furacão das denúncias sobre o gigantesco esquema de corrupção que destruiu a economia nacional. Há claramente um sentimento de repúdio da população pelos representantes das organizações partidárias que comandaram o assalto aos cofres públicos, e não poderia ser diferente. Surpresa seria se o eleitorado ainda cogitasse manter essa turma no poder.

#SISTEMA POLÍTICO DOENTE

O presidencialismo de coalisão vigente tem se mostrado ineficiente ao se utilizar do sistema político brasileiro inteiramente baseado em corrupção. Essa dobradinha é perniciosa. Quando o acionista majoritário da JBS armou a cilada, em articulação com a PGR, para incriminar o Presidente Temer, o governo perdeu apoio no Congresso e foi obrigado a abandonar a reforma da previdência, imprescindível para a saúde financeira do país, e desenvolveu então um plano alternativo para a economia nacional. Segundo divulgou o G1, quinze projetos passaram a representar o interesse do governo. Vencidos três meses dessa decisão, nenhum deles foi transformado em lei. Entre os projetos encontram-se: Teto remuneratório, Privatização da Eletrobrás, Recuperação das estatais, Redução da desoneração da folha e Autonomia do Banco Central. Nenhum deles, apesar da relevância, avançou no Congresso porque além do enfraquecimento político do Presidente, os congressistas priorizam suas reeleições, negociam recursos da União para suas bases eleitorais (famoso toma lá, dá cá), concentram seus esforços nos acordos políticos, normalmente espúrios, em suas regiões e as necessidades do país desaparecem do cenário político. E para complicar, o horizonte acena com festas juninas e copa do mundo da FIFA. Inacreditável. Não resta qualquer dúvida sobre a ausência integral de relação entre comprometimento político e interesse público e não há perspectiva de alteração nesse deprimente cenário.

#DESCONFORMIDADE NACIONAL PREJUDICA COMÉRCIO

Depois da carne e do frango, chegou a vez do pescado. União Europeia proibiu a importação de pescado brasileiro pela falta de conformidade no controle das embarcações. Por enquanto, somente a carne suína pode comemorar a abertura do mercado da Coréia do Sul. Há resistência nacional à rigorosa exigência internacional para conformidade e rastreabilidade, e não adianta descambar para o jeitinho brasileiro, inaceitável em intransigentes e austeras fiscalizações. Sem seriedade, o mercado se fecha.

Luiz Bittencourt é Presidente da LASB Consultoria. Engenheiro Metalúrgico pela UFF é Master of Engineering – McGill University – Montreal/Canadá e Pós Graduado  em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas