POLÍTICA&NEGÓCIOS COM LUIZ BITTENCOURT
#A MARCA CRISTIANO RONALDO
Juventus FC investiu 130 milhões de euros na aquisição de Cristiano Ronaldo. Em 24 horas, sem que Ronaldo fizesse um gol ou ajudasse a equipe a conquistar qualquer torneio, Juventus vendeu 520 mil camisas do jogador, o que equivale a 62 milhões de euros, metade do valor investido, e seus canais de mídia social ganharam, no mesmo período, 1,5 milhão de novos seguidores. Quando o atleta é profissional, clube, torcedores e jogador ganham.
#SOMENTE MOTORES ELÉTRICOS EM 2025
Estudo da Universidade de Stanford, EUA, concluiu que, até 2025, motores elétricos moverão o mercado inteiro de veículos que hoje utilizam combustíveis fósseis. A motivação principal não é ambiental, mas está na redução de custos, considerando que os veículos elétricos são dez vezes mais baratos que os com motor a combustão. De acordo com o líder do estudo, economista Tony Seba, esta será uma gigantesca inovação disruptiva, levando a eletricidade a alimentar tudo o que se mova sobre rodas no mundo. A trilionária indústria do petróleo terá de se adaptar, países como Venezuela e Arábia Saudita enfrentarão sérios problemas e as montadoras alemãs e americanas redirecionarão seus negócios. Não há possibilidade de motores a gasolina ou a diesel competirem com motores elétricos. Indubitavelmente, será um bem para a humanidade, mas o caminho até lá terá inimagináveis obstáculos.
#CORREDOR ELÉTRICO NO BRASIL
Serão inaugurados na próxima segunda-feira, 23 de julho, seis postos de recarga (três em cada direção) que possibilitarão transitar entre Rio de Janeiro e São Paulo em carro elétrico. Esse é um projeto inovador da BMW e da EDP, em parceria com os Postos Ipiranga. Acreditem ou não, os motores elétricos estão chegando.
#EMBRAER ALÇANDO VOO
Após o anúncio da formação de “joint venture” com a empresa norte-americana Boeing, em negócio avaliado em US$ 4,75 bilhões, ainda que dependente da aprovação final do governo brasileiro, Embraer anunciou a venda de 300 aeronaves por US$ 15 bilhões. 21 jatos foram adquiridos pela Azul, 100 pela Republic Airlines e 25 pela United. Empresa de ponta não pode ficar refém de indicações políticas e criminosos superfaturamentos.
#ACORDO MERCOSUL E UNIÃO EUROPÉIA CONTINUA ENCRUADO
Quarta-feira passada, a reunião entre ministros europeus e latino-americanos terminou sem consenso. Como já se esperava, os europeus não negociam as exigências no setor agrícola envolvendo cotas, tarifas e prazos. Essa negociação já se arrasta por vinte longos anos e se estenderá por outros tantos.