Política&Negócios com Luiz Bittencourt
# Perspectivas para o Ministério da Fazenda
A substituição do Ministro Henrique Meirelles preocupa o mercado. A recuperação da economia está organizada e a substituição do coordenador pode provocar desnecessário desequilíbrio. A sinalização da nomeação de Eduardo Guardia, Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, em substituição à Meirelles, é muito boa, garantindo a manutenção da política e da atitude. Monsueto Almeida pode ir para o Ministério do Planejamento e Dyogo Oliveira para a Presidência do BNDES. Por enquanto, sinalizações de bom tamanho.
# STF autoriza prisão domiciliar para Maluf
Com a incontinência misericordiosa instalada, agora foi a vez de Paulo Maluf ser brindado pelo STF com prisão domiciliar. Parece que não vai parar por aí.
Indecisão no MDIC prejudica indústria automotiva
Falta de definição do regime automotivo (Rota 2030) retira previsibilidade da indústria automotiva, criando fluxo de incertezas que inviabiliza planejamento produtivo. Problema sério para um setor que trabalha com grandes investimentos e longos prazos. Projetos estão sendo abandonados e investimentos podem ser redirecionados para países vizinhos. Pior do que ter uma política ruim, é não ter política.
# Le Cordon Bleu no Brasil
Chega a São Paulo, segundo informa a Revista Exame, a escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, em joint venture com o grupo Anima. Custos altos, mas elevada conceituação no mercado.
# Agenda internacional da Indústria
CNI lançou nesta terça-feira a Agenda Internacional da Indústria, detalhando em 98 ações prioritárias as principais medidas sobre política comercial e serviços de apoio à internacionalização. A publicação foca nas negociações de acordos, facilitação a desburocratização, defesa comercial e apoio às empresas. Documento básico de orientaç