- PUBLICIDADE -

PINGA FOGO: A DISPUTA PELO ESPÓLIO ELEITORAL DO EX-CANDIDATO

- PUBLICIDADE -

POLÍTICA&NEGÓCIOS COM LUIZ BITTENCOURT

 

 

 

#POPULAÇÃO BRASILEIRA EM INCESSANTE CRESCIMENTO

IBGE divulgou estimativa populacional do Brasil e atualizou o universo brasileiro em 208,5 milhões de habitantes, destacando-se São Paulo com 45,5 milhões, Minas Gerais com 21 milhões e Rio de Janeiro com 17 milhões.

Um país inseguro, sem emprego, sem educação, sem saúde, mas com uma irresponsável produção de crianças.

 

#CRESCIMENTO DO PIB

Em meio a tanta apreensão política e contínuas delações de desvios de recursos públicos, o IBGE presenteia o brasileiro com a informação de que o PIB nacional cresceu, no segundo trimestre de 2018, 0,2% em relação ao primeiro trimestre, configurando seis resultados positivos. A liderança nacional coube ao setor de serviços, enquanto a indústria recuou e o agronegócio se estabilizou.

Mesmo tímido, o resultado reflete a continuidade do processo de crescimento econômico.

 

#CHANTAGEM À VISTA

A economia cresce lenta e consistentemente, mas a União dos Caminhoneiros do Brasil – UDC, na contramão de todos os esforços, promete realizar, em breve, paralização por todo o país em protesto contra o aumento de 13% no preço do diesel e pelo não cumprimento do preço mínimo do frete rodoviário. Dessa vez o governo precisa evitar a propagação de um desnecessário caos, sem aceitar medidas danosas à economia.

O contribuinte não pode ser onerado com o subsídio no preço do óleo diesel e o frete mínimo é uma inaceitável aberração que afronta as regras de mercado e reduz a competitividade do produto nacional.

 

#LEI DA FICHA LIMPA REVIGORADA AO APAGAR DAS LUZES

Finalmente, a justiça eleitoral decidiu que a Lei de Ficha Limpa existe para ser cumprida. A sentença colegiada do TSE, pela inelegibilidade de um pretenso candidato condenado e preso, foi postergada ao limite atemorizando a sociedade. A dúvida sobre essa imaginária candidatura é um desatino. A legislação eleitoral brasileira é tão leniente e o judiciário eleitoral tão letárgico que foi preciso o Tribunal Superior Eleitoral se reunir, com votos mirabolantes de seus ministros, para decidir sobre o óbvio.

Condenado e preso não pode ser candidato a cargo eletivo. De outra forma, mais dispensável ainda se tornaria a justiça eleitoral. E o eleitor ainda teve o dissabor de conhecer o desonroso, mas não surpreendente voto do ministro Edson Fachin.

 

#O PODER DA JUSTIÇA ELEITORAL

Apesar da decisão do TSE, indeferindo o registro da candidatura do ex-presidente Lula, a propaganda eleitoral do PT ontem veiculada apresenta o ex-presidente como candidato.

Para o que serve a justiça eleitoral?

 

#A DISPUTA PELO ESPÓLIO ELEITORAL DO EX-CANDIDATO

O indubitável impedimento do ex-candidato gerou imediatas estratégias dos candidatos de seu espectro ideológico para a conquista de seu capital eleitoral. Como a transferência de votos é complexa e personalizada, possivelmente seus votos se deslocarão, em grande parte, para seu imediato substituto, o ex-prefeito Fernando Haddad, e o restante deve se distribuir entre os partidos conhecidos como puxadinhos do PT. Dessa forma, receberão essa parte os candidatos Marina e Boulos. Na região Nordeste, Ciro Gomes também recepcionará uma parcela desses votos.

Assim, os votos do ex-presidente se fragmentarão entre esses quatro mencionados candidatos, desfalecendo o potencial de levar um deles ao segundo turno.

#O TORMENTO DE RORAIMA

A descomunal crise a que o governo Maduro submeteu a Venezuela obriga seus habitantes a tentar sobrevivência em outras plagas e o Brasil é um de seus destinos. Roraima, por limítrofe, tem recebido enormes contingentes de refugiados venezuelanos, causando, como é de se esperar, problemas para sua população que já se manifestou pelo imediato fechamento da fronteira. É público e notório que Roraima não quer, e não pode, importar adversidades.

A indecisão do governo federal, em atender o pleito do Estado, agrava o transtorno e registra a persistente privação de compromisso dos governantes com os interesses da população.

 


Luiz Bittencourt é Presidente da LASB Consultoria. Engenheiro Metalúrgico pela UFF é Master of Engineering – McGill University – Montreal/Canadá e Pós Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. e-mail: [email protected]


 

www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas