POLÍTICA&NEGÓCIOS com Luiz Bittencourt
# OPERAÇÃO LAVA-JATO I
Empresas envolvidas na Operação Lava-Jato estão sendo contingenciadas a se reestruturar, alterar nomes, fortalecer compliance e investir em políticas de pessoas, entre outras ações. Esse é o caso, por exemplo, da empresa Odebrecht, conforme matéria publicada na Revista Exame. Um novo ambiente em formação no Brasil empresarial.
# OPERAÇÃO LAVA-JATO II
O brasileiro ainda não se deu conta do quanto deve aos Juízes Sérgio Moro, Marcelo Bretas, etc. e aos Procuradores e Delegados da Polícia Federal que atuam na Operação Lava-Jato.
Lobby (Relações governamentais) em vias de regulamentação
Em vias de ser pautado na Câmara dos Deputados, projeto do Dep. Carlos Zaratinni (PT/SP) e relatoria da Dep. Cristiane Brasil (PTB/RJ) regulamenta a atividade de lobby no Brasil, estabelecendo regras para sua atuação e retirando-a das trevas e do injusto descrédito. A normatização da relação entre grupos de interesse e decision makers trará luz e transparência às articulações.
# CARAVANA DO EX-PRESIDENTE LULA NO SUL DO PAÍS
Ontem a caravana política do ex-presidente Lula, que não vinha sendo divulgada pelos meios de comunicação, teve um de seus ônibus atingido por tiros e ganhou a mídia. Esse evento, em tese, parece ser consequência de uma estratégia criada e trabalhada com vigor, há não muito tempo, dividindo o Brasil entre “nós e eles e nós”. Esse fato, grave, deve ser investigado em profundidade pelas competentes autoridades para identificar e penalizar quem realmente efetuou os certeiros disparos. Ambiente está muito tenso para as eleições.
# STF E A NOVA ONDA
O misericordioso STF, em um só dia, autorizou prisão domiciliar para o Deputado Estadual Jorge Picciani (MDB/RJ), suspendeu a inelegibilidade do ex-senador Demóstenes Torres (PTB/GO) e rejeitou denúncia contra o Senador Romero Jucá (MDB/RR) e contra o empresário Jorge Gerdau. Tem havido empatia da Suprema Corte com réus e condenados, cometendo o grave equívoco de inversão de valores. As vítimas, órfãs, continuarão pagando a conta. STF é tribunal constitucional e como tal deveria operar.
Foro privilegiado com os dias contados?
Ministro Dias Toffoli, do STF, devolveu o processo que analisa a restrição do foro privilegiado. O Ministro havia solicitado vista do processo em novembro de 2017, quando oito Ministros já haviam se manifestados a favor da restrição do foro. Se não for utilizado como cortina de fumaça, o Brasil agradece.
INTERVENÇÃO NO RIO DE JANEIRO
Ontem, a intervenção federal no Rio de Janeiro realizou mega-operação em Lins de Vasconcelos, com cerca de 3,5 mil militares, com resultado insatisfatório porque, como ficou claro pela divulgação dos meios de comunicação, houve vazamento sobre a operação. O mesmo ocorreu no Presídio de Bangu, onde os presidiários se desfizeram de armas, drogas e celulares antes do início da operação de fiscalização do Presídio. Os vazamentos confirmam a promiscuidade ainda vigente.