PINGA FOGO
10 ANOS PARA ARQUIVAR AÇÃO
Ação em que deputado federal Flaviano Melo é acusado de gestão fraudulenta e desvio de recursos públicos, quando governador do Acre (1988 a 1990), foi arquivada pelo Ministro Celso de Mello. Arquivar, condenar ou absolver é parte da rotina de qualquer magistrado, mas é impensável utilizar uma década para concluir a análise de qualquer processo.
APRENDENDO A SER FELIZ
Universidades de Yale e de Harvard passaram a oferecer cursos de felicidade e essa disciplina está atraindo 25% dos alunos de graduação. Segundo a docente Laurie Santos, as escolas destinam à alegria o último lugar no ranking das prioridades, mas a realidade tem revelado que o bem-estar está ganhando prevalência nas escolhas e transformando-nos em melhores e mais otimistas pessoas, reverberando na eficácia e na produtividade.
UNIÃO EUROPEIA PROTENCIONISTA?
A decisão da União Europeia em proibir a exportação, para o bloco econômico, de frangos produzidos em vinte frigoríficos brasileiros se fundamenta em detectadas deficiências no sistema oficial de controle sanitário. A decisão foi por unanimidade, atingirá 35% das nossas exportações e produzirá relevantes danos na economia desse setor. Por outro lado, um insuficiente controle sanitário eleva o risco de doenças pela presença de salmonela nos frangos brasileiros, transformada em incerteza pelos laudos oficiais fraudados e anteriormente denunciados pela Operação Carne Fraca. A base do problema é a conhecida engrenagem que assola o país.
POR QUE GILMAR MENDES SE PREOCUPA COM AS ALGEMAS EM SERGIO CABRAL?
Há algumas questões carentes de esclarecimentos no ato do ministro Gilmar Mendes de inquirir sobre o uso de algemas no ex-governador Sérgio Cabral. A imparcialidade de magistrado exige que não se envolva em investigação ou acusação, evitando o chamado “princípio inquisitório”, o que está longe de ocorrer nesse caso. Além disso, não há nesse evento ninguém com foro privilegiado para exigir atuação do STF. Non sense.
Luiz Bittencourt é Presidente da LASB Consultoria e assina a coluna Política&Negócios