- PUBLICIDADE -

POLÍTICA&NEGÓCIOS: BRASIL ULTRAPASSANDO EUA

- PUBLICIDADE -

PINGA FOGO

#CHICO PINHEIRO FALSO E VERDADEIRO

Há algo nebuloso no recém episódio do jornalista Chico Pinheiro. Inicialmente vazou uma gravação na qual ele defende a liberdade do presidiário Lula, tendo confessado que foi difícil para ele noticiar, na TV Globo, a bizarra prisão do condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Alguns dias após, durante o quadro “O Brasil que queremos”, do Jornal Nacional, Chico Pinheiro elogiou as manifestações para acabar com a corrupção no Brasil. Essas duas declarações são antagônicas e, por isso, uma delas certamente é falsa. A prisão do Lula avança no combate a corrupção no Brasil e a liberdade de Lula fortalece a manutenção da impunidade. Pois, tanto a Rede Globo quanto a GloboNews insistem em colocá-lo nas nossas salas, transmitindo informações e as comentando no Bom Dia Brasil, no Jornal Nacional e em outros. E aí, nós, os lesados com a gigantesca corrupção que assola o país, ficamos sem saber se os comentários que faz são do falso ou do verdadeiro Chico Pinheiro. Na dúvida, a solução é trocar de canal.

#LÁ, COMO CÁ

“A maior ameaça para a democracia americana não é o comunismo, o jihadismo ou qualquer outra força externa ou potência estrangeira. É o nosso próprio desejo de tolerar desonestidade a serviço de partido político e em busca de poder.” Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova Iorque. Disse, ainda, que os americanos estão enfrentando uma epidemia de desonestidade em Washington, Capital dos EUA. Nós, brasileiros, conhecemos esse filme de cor e salteado!

#BRASIL ULTRAPASSANDO EUA

Não é só na corrupção que sobrepujamos os EUA. Já em 2019, o Brasil ultrapassará os EUA na produção de soja e, em 2023, na produção de milho. Hoje, o Brasil já é o maior fornecedor de carne bovina, frango, açúcar, café e suco de laranja do planeta. Temos terra, clima e know how. Se as instituições não atrapalharem, o agronegócio dá conta do recado.

#JOAQUIM BARBOSA FEZ BEM

Ex-ministro Joaquim Barbosa fez muito bem em sair da disputa. Ele não é do ramo, incomodou os do ramo, ao obter 10% das intenções dos votos pesquisados, e certamente teria sua vida devassada. Além disso, ele e PSB imaginaram que protagonizariam a competição, contudo Joaquim Barbosa não explicitou suas propostas, provavelmente vislumbrando um cheque em branco do eleitorado, o que não aconteceu. Várias explicações seriam cobradas, entre elas o paradoxo da precoce aposentadoria sob o argumento de invalidez para exercer o cargo de Ministro do STF, mas agora se apresenta saudável para exercer a Presidência da República. Além disso, a constante hesitação do pretenso candidato evidenciava o alto risco que sua candidatura representava para o PSB. Mesmo tendo saído, sem ter entrado, partiu menosprezando o poder e criticando os prováveis concorrentes Bolsonaro e Temer, além de insinuar risco de golpe militar. Fora da contenda, continua jogando para a platéia, sugerindo que, para ele, o jogo ainda não terminou. Seus prováveis eleitores deverão migrar e todos têm chance de recepcioná-los, principalmente Bolsonaro e Geraldo Alckmin. Por fim, Joaquim Barbosa testou sua popularidade, massageou seu ego e, sob o manto impenetrável da decisão pessoal, mandou o Partido às favas. Só faltou encerrar com chave de ouro: “Vocês não me merecem!”

#SOBE O PREÇO DO PETRÓLEO

Há uma natural expectativa para a recuperação financeira do Estado do Rio de Janeiro com a elevação continuada dos preços internacionais do petróleo, tendo atingido na última semana o patamar mais elevado, desde 2014. Essa perspectiva aumenta o preço da gasolina na bomba, mas, em compensação, produz maior arrecadação pelo Estado do Rio de Janeiro, dependente que é dos royalties do petróleo. Ficam faltando somente gestão qualificada e ética com a coisa pública.

#LULA ERA O PT

Cada vez mais se evidencia que o PT não sobreviverá sem seu líder. A estratégia coordenada pelo próprio Lula considera, com razão, que o PT não tem os votos que imaginava. Articula, por intermédio de porta vozes do partido, sua libertação e acordos políticos, porém a ausência de certificação gera dúvidas, pois a voz pode não ser a do dono. Lembremo-nos de que Dilma foi eleita, exatamente como um poste, mas Lula não estava na cadeia. Agora o cenário é completamente diferente e inóspito para o líder petista, que sonha com a liberdade, mas sofre (no mal sentido) com o impedimento de conversas ao pé do ouvido, sua expertise.

Luiz Bittencourt, Presidente da LASB Consultoria, é quem edita a coluna Política&Negócios.

Engenheiro Metalúrgico pela UFF é Master of Engineering – McGill University – Montreal/Canadá e Pós Graduado  em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas