POLÍTICA & NEGÓCIOS
ARTIGO
com Hélio Mendes
PRODUTOR NÃO VENDE CAFÉ …
Produtor não vende café e cooperativas não comercializam café, assim como quem fabrica geladeiras não vende máquinas, mas sim conserva produtos; e as indústrias de calçados não vendem calçados, mas comodidade para os pés e prazer de caminhar. As organizações estão repensando seus negócios.
A pergunta a ser respondida nos novos cenários é: qual é o negócio do produtor e das cooperativas de café?
Acreditamos que vai muito além do que se faz hoje. Quem produz café não vende café, mas saúde, bem-estar – utilizando uma expressão quântica, impulsiona as pessoas.
Não podemos comparar o café com o vinho, porque são produtos cujos caminhos nem sempre se encontram. Café pode e deve ser consumido a todo momento. Quem passa a consumi-lo vive melhor e não fica sem ele.
Existem cafés diferentes, sim, mas há consumidores diferentes. A questão nem sempre será a qualidade, mas sim novas formas de consumo, pois há, sim, um público diversificado que permite a criação de novos mercados, novos produtos.
Para tal é necessário reinventar o negócio, ter uma visão diferente. Não há mais segmentos, mas o mercado total. Novas possibilidades não faltam, e devem-se a elas as grandes descobertas.
Outro ponto a ser abordado: é uma falácia, em um mundo globalizado e de grandes incertezas, continuar pensando em elos de cadeias produtivas.
Não há mais elos e nem cadeias isoladas, tudo tem que ser visto como um todo, o mundo é feito de energia. O contexto segmentado não tem sustentação perante um mundo digital. Para competir no século XXI, os modelos atuais terão que ser revistos.
Hélio Mendes – Professor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão nas áreas privada e pública www.institutolatino.com.br
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