POLÍTICA&NEGÓCIOS
OPINIÃO
PROVIDENCIAL EXONERAÇÃO DE JOAQUIM LEVY
Joaquim Levy, após ter sido Secretário do Tesouro no governo Lula e Ministro da Fazenda no governo Dilma, ascendeu à Presidência do BNDES, no governo Bolsonaro, a convite do Ministro Paulo Guedes, com a tarefa de cumprir determinadas metas estabelecidas pela equipe de governo.
Entre elas estava a total abertura da “caixa preta” do banco, divulgando de forma transparente os contratos firmados para gigantescos financiamentosde obras em diversos países, negociados e executados sob conveniente sigilo.
Após seis meses de gestão à frente do BNDES, Levy não executou a tarefa e ainda nomeou Marcos Barbosa Pinto para a Diretoria de Mercado de Capitais.
Barbosa, por incrível que possa parecer, é homem de estrita confiança do ex-ministro Guido Mantega, o mesmo que presidiu o BNDES e depois, como Presidente do Conselho de Administração do banco, comandou a aprovação dos mencionados financiamentos no exterior.
Ao se perceber na contramão do programa governamental, incomodando até a sociedade, Barbosa pediu exoneração, seguido por Joaquim Levy, no que foram imediatamente atendidos pela União.
Esse simples gesto de ajuste e readequação de equipe, natural em qualquer estrutura administrativa, provocou estapafúrdias reações em diversos setores, principalmente no legislativo e na imprensa.
Mesmo não tendo havido demissão, pois ambos solicitaram exoneração, não deveria causar surpresa à imprensa, pois uma gigante da comunicação brasileira, a empresa Globo, encontra-se em processo de restruturação e vem frequentemente demitindo jornalistas.
No mesmo diapasão, o Presidente da Câmara dos Deputados, desprezando a independência e a harmonia entre os poderes, manifestou-se perplexo com as alterações ocorridas.
Melhor faria se se engajasse na aceleração dos trâmites de projetos de interesse do país, sem as perniciosas práticas da velha política, que ele insiste em dizer que não conhece.
De qualquer forma, em que pese as desgastantes e frustradas tentativas de manipulação política de simples ações administrativas, o governo e a população continuam trabalhando para recuperar a economia e ampliar a oferta de empregos.
É dessa forma que o brasileiro vai superando os obstáculos.
www.revistadiaria.com.br