- PUBLICIDADE -

CHICO HUMBERTO, pré-candidato a prefeito DE UBERLÂNDIA, quer repensar a cidade.

- PUBLICIDADE -

POLÍTICA

ENTREVISTA

Revista Diária entrevistou o conhecido médico de Uberlândia-MG, Francisco Humberto de Freitas Azevedo.

Chico Humberto, como é conhecido, exerceu o mandato de deputado federal constituinte em 1985 e elegeu-se vice-prefeito em 1988, na chapa de Virgílio Galassi.

CHICO HUMBERTO é pré-candidato a Prefeito de Uberlândia.

Chico Humberto, pré-candidato a prefeito de Uberlândia, quer repensar a cidade

REVISTA DIÁRIA: Você é médico, ex-vice-prefeito de Virgílio, deputado constituinte, vem de uma família com um grande legado para Uberlândia. O início do Movimento do Pacto Federativo da Região do Triângulo, tendo como agentes os prefeitos de Uberaba e Araguari, a OAB e diversas associações, trouxe você novamente para o cenário político, buscando também capacitá-lo a ser pré-candidato a prefeito de Uberlândia. Como você vê essa possibilidade?

CHICO HUMBERTO:

Sou pré-candidato. Coloco meu nome à disposição do partido e espero ser escolhido. É próprio da democracia haver vários candidatos. Uberlândia nunca passou um momento como este, há carência de pessoas que queiram enfrentar uma eleição, devido aos últimos acontecimentos. Ouvi isso nas visitas que tenho feito a todos bairros e de empresários que têm dedicado suas vidas à construção da cidade.

REVISTA DIÁRIA: O que motiva você a enfrentar esta eleição, depois de muitos anos afastado da política?

CHICO HUMBERTO:

Quem conhece o histórico da minha família sabe: temos no sangue o ideal de participar do crescimento da nossa cidade – como deveria acontecer com todos. Outro motivo foi a perda de representação de Uberlândia. Quando fui deputado, tínhamos um senador e quatro deputados federais. Hoje temos apenas um, e este não deve a sua eleição à cidade. Há também a vontade de contribuir com a recuperação do Legislativo Municipal, que ocupou de forma triste toda a mídia nacional.

REVISTA DIÁRIA: Mas você já está há algum tempo em Brasília e afastado de Uberlândia. Isso dificulta a sua candidatura?

CHICO HUMBERTO:

Afastei-me politicamente, estou tendo sucesso na minha profissão, sendo convidado para fazer palestras fora do País. A última foi na Grécia. Mas nunca me afastei de Uberlândia, onde tenho família, amigos… Leio muito sobre os acontecimentos locais e, sempre que visito a cidade, faço questão de andar principalmente nos bairros.

REVISTA DIÁRIA: Tudo indica até agora que o seu principal adversário será o atual prefeito. Como analisa essa probabilidade?

CHICO HUMBERTO:

Vejo com bons olhos, sempre tivemos bom relacionamento. Acredito que, se ele for candidato, teremos uma campanha de ótimo nível, por dois motivos: em razão desse relacionamento e pela imagem negativa que Uberlândia passou a ter, pelos últimos escândalos. Uma campanha discutindo problemas, e não atacando a pessoa do candidato – e muito menos a família: essa é a verdadeira política, é o que sempre defendi e vou praticar. A população está cansada de baixaria. Temos que dar bons exemplos para nossos jovens, uma campanha que possibilite ao eleitor avaliar as ideias, o caráter do político e forma de ele se relacionar com as pessoas.

“Há também a vontade de contribuir com a recuperação do Legislativo Municipal, que ocupou de forma triste toda a mídia nacional”.

REVISTA DIÁRIA: Você já tem programa, como pré-candidato?

CHICO HUMBERTO:

Tenho. Mudei muito. Morar em Brasília e viajar por muitos países tem modificado e ampliado a minha visão de modelo de cidade e, sempre que viajo, tento buscar ideias. Todos nós fazemos isso. O meu irmão, Dr. Afrânio Azevedo, foi secretário de Educação do prefeito Virgílio Galassi e mudou a Educação de Uberlândia. Ajudei muito trazendo recursos, na época era deputado federal. Uberlândia tem tido boas administrações. Se Uberlândia é o que é hoje, deve a todos os prefeitos que a administraram até agora. Todos deixaram a sua contribuição. Mas o grande desafio das próximas gestões é repensar tudo que temos. Em função da tecnologia, os atuais prédios públicos terão que ser reestruturados, a maioria dos serviços será feita a distância, os funcionários vão trabalhar em casa. Esse é o macro-objetivo que vai nortear todo o meu programa de governo, que será discutido com a população. E temos que incentivar os jovens a entrarem na política.

REVISTA DIÁRIA: Que princípios e valores adotará como pré-candidato? Porque é comum atacar quem está no poder, os demais concorrentes, prometer o impossível para iludir a população… Como serão a sua campanha e seu governo?

CHICO HUMBERTO:

Adotar princípios cristãos. Temos uma cidade onde todas as crenças vivem em harmonia, os nossos moradores são empreendedores e solidários, não podemos ser e nem fazer diferente. Eu, Chico, não vou atacar quem já fez ou criticar o que já foi feito, e muito menos ficar revirando o passado. O povo de Uberlândia está cansado. Pretendo preparar a cidade e a região para serem referência política nos três planos de governo, municipal, estadual e federal, e repensar o modelo de gestão e de urbanismo com base na tecnologia, como já acontece na área privada, em todas as partes do mundo.

Uberlândia depende da região e ela, dela. Temos de caminhar juntos. 



- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas