POLÍTICA&NEGÓCIOS COM LUIZ BITTENCOURT
O debate de ontem mostrou a velha e oportunista política entranhada nas lógicas dos candidatos. Os conluios se formaram com o objetivo de obtenção do poder, independente de correntes de pensamento. Vale tudo para a conquista da vitória.
RÁPIDAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ÚLTIMO DEBATE DA REDE GLOBO
#O maior problema do Brasil, a corrupção, somente foi colocado no centro do debate pelo candidato Álvaro Dias. Todos os outros candidatos simplesmente o ignoraram.
#Bolsonaro, mesmo ausente, incomodou os adversários.
#O desconforto com Bolsonaro pareceu menos pela divergência nas propostas e mais pela possibilidade de promover a derrota de todos no primeiro turno. O semblante geral refletia claramente o receio de não haver segundo turno.
#As propostas repetiram o passado. Promessas sem convicção e sem compromisso. Números inventados e constantes inverdades. Nada de novo no front.
#Álvaro Dias conseguiu se sobressair pela forte crítica à corrupção e por ter explicitado que Haddad não é candidato, mas simples estafeta de um presidiário.
#Dobradinhas se formaram entre Álvaro Dias e Alckmin, entre Ciro, Haddad e Boulos, enquanto Meireles e Marina, por insignificância competitiva, foram alijados dos conchavos.
#Boulos lembrou que mortes ocorreram no passado para a conquista da “democracia”, insinuando que o mesmo pode ocorrer para sua suposta manutenção. Costumeira velada ameaça.
#Haddad, convenientemente, esqueceu-se mais uma vez do período Dilma Roussef e da enorme recessão que a Nova Matriz Econômica provocou no país.
#Novamente, por incompetência e insinceridade dos candidatos, a convergência das propostas de Bolsonaro com as da população levou Bolsonaro a vencer o debate. Vitória no primeiro turno não é devaneio.
A velha política perdeu e o Brasil deve ganhar
Luiz Bittencourt é Presidente da LASB Consultoria. Engenheiro Metalúrgico pela UFF é Master of Engineering – McGill University – Montreal/Canadá e Pós Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. e-mail: [email protected]
www.revistadiaria.com.br