Estômago alto: entenda as causas e como se livrar da condição
Quando o estufamento abdominal surge sem estar necessariamente associado a um ganho de peso, provavelmente estamos falando de estômago alto. Isto é, aquela saliência que se forma na região acima do umbigo, explica o Dr. Vitor Nunes, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Segundo o médico, o estômago alto tem diferentes causas. Entre elas, estão:
- Acúmulo de gordura na região;
- Frouxidão da parede muscular;
- Afastamento dos músculos abdominais, também conhecido com diástase;
- Excesso de gordura visceral;
- Em alguns casos, hérnia na região.
Muitas vezes, o estômago alto pode se tratar especificamente de acúmulo de gordura. Para diferenciar as condições, é necessária uma boa avaliação física. “Para isso, o especialista faz a solicitação de exames como ultrassonografia da região, tomografia da região e bioimpedância, exame que define a composição corporal do paciente, que nos ajudam a definir a causa”, explica.
No caso específico da diástase, o estômago alto é consequência de um afastamento importante dos músculos reto abdominais na linha média “da barriga”. Geralmente, o problema surge com grandes oscilações de peso, ou múltiplas gestações. Um exame físico e de imagem ajudam a diagnosticar com precisão a causa, indica o cirurgião plástico.
Se a causa do estômago alto for uma pequena diástase, ou gordura visceral, localizada na cavidade abdominal próxima de órgãos vitais, ou ainda gordura localizada, algumas mudanças na rotina podem ajudar a combater o problema.
“Praticar exercícios hipopressivos, eficientes para tonificar o abdômen, ou o LPF (Low Pressure Fitness) que também têm como foco contrair o abdômen são medidas eficazes. Além disso, dieta, atividade física e mudança do estilo de vida também contribuem para a eliminar o estômago alto”, indica Vitor.
Casos de cirurgia
“Se a diástase abdominal for importante, ou aquela gordura localizada, insistir em ficar mesmo após exercício físico e dieta, geralmente é preciso então uma cirurgia para resolver. A correção pode ser feita cirurgicamente, unindo os músculos novamente. Complementamos com lipoaspiração da região para melhorar a sensação de estômago algo”, afirma o médico.
Vale destacar que é possível prevenir o surgimento do estômago alto controlando o peso, fazendo exercícios de postura, exercícios de respiração, exercícios físicos e hábitos saudáveis, indica o Dr. Vitor Nunes.
Fonte: Estômago alto: entenda as causas e como se livrar da condição
"O conteúdo deste artigo reflete apenas a opinião do autor e não necessariamente as opiniões do Portal REVISTA DIÁRIA, que não se responsabiliza por qualquer dano ou erro que possa surgir do uso das informações apresentadas neste artigo. Ao acessar e ler este artigo, você concorda em que REVISTA DIÁRIA não se responsabiliza por quaisquer danos diretos, indiretos, acidentais ou consequentes que possam surgir do uso das informações contidas neste artigo. Você concorda que é responsável pelo uso que fizer destas informações e que o blog não tem qualquer responsabilidade por quaquer erro, omissão ou imprecisão."