CIÊNCIA E TECNOLOGIA | SAÚDE
EXAME DE URINA PODE DIAGNOSTICAR CÂNCER DE BEXIGA ANTES DOS SINTOMAS
Um novo teste genético de urina pode identificar casos de câncer de bexiga, antes mesmo de o paciente relatar os primeiros sintomas.
Liderado por pesquisadores da França, Irã e Estados Unidos, como membros da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), o estudo rastreia possíveis casos de câncer de bexiga ao analisar mutações de risco em dez genes — que foram, no passado, correlacionados com a condição.
Atualmente, o diagnóstico de câncer de bexiga depende de procedimentos caros e invasivos, como a cistoscopia, que envolve a inserção de uma câmera na bexiga.
Ter um exame de urina mais simples que possa diagnosticar com precisão e até prever a probabilidade de câncer com anos de antecedência pode ajudar a detectar mais cânceres em um estágio inicial. Caso os testes com o novo exame avancem, comprovando a eficácia do método, ele poderá ser adotado em protocolos de rotina para pacientes de alto risco, como fumantes ou aqueles expostos a agentes cancerígenos conhecidos devido ao trabalho.
É importante destacar que, tanto no Brasil quanto no mundo, o câncer de bexiga é um diagnóstico bastante comum. No ano passado, foram identificados 11,3 mil casos deste tumor em brasileiros, sendo que a maioria dos pacientes é composta por homens (7,8 mil). No mesmo período, ocorreram 4,5 mil mortes. Quando o tumor é diagnosticado precocemente, mais de 80% dos pacientes sobrevivem por pelo menos cinco anos.
SUGESTÃO DE LEITURA: Atividade física regular ajuda a prevenir e controlar doenças vasculares.
Curtir isso:
Curtir Carregando...