CONHEÇA O PROGRAMA DE REABILITAÇÃO DO ASSOALHO PÉLVICO, PÓS-CIRURGIA DA PRÓSTATA.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula muscular, imediatamente abaixo da bexiga, em forma de castanha que abraça a uretra (uretra – canal condutor de urina e sêmen para o meio externo).
A próstata tem como função:
Produzir parte do fluido que constitui o sêmen, solução que transporta o esperma (líquido que sai do pênis durante a relação sexual).
Participa da continência urinária, pois está intimamente ligada a uretra e a bexiga.
A maioria dos homens depois dos sessenta anos de idade pode apresentar algum problema na próstata.
Os problemas prostáticos mais comuns são:
HPB – Hiperplasia Prostática Benigna: aumento benigno do volume prostático, comum com o envelhecimento, que pode comprimir a uretra e assim interferir no fluxo urinário.
Câncer de próstata: está entre os tipos de câncer que mais atingem os homens. Quanto mais precoce for descoberto, maior a chance de cura.
Prostatite: refere-se a uma próstata inflamada, inchada e mole. Pode levar a febre, calafrios, sangue na urina, dor ou queimação durante a micção, ejaculação dolorosa, dores articulares e dores musculares nas áreas ao redor dos testículos.
Ainda que as manifestações dos problemas prostáticos realmente pareçam ser normais ao envelhecimento, o câncer de próstata não é apenas uma doença dos idosos, ele pode acometer homens a partir dos 45 anos.
Tratamento
O tratamento depende da identificação do problema. A HPB, o câncer e a prostatite podem ser tratados por meio de abordagem medicamentosa seguida de um acompanhamento médico periódico.
A HPB e principalmente o câncer de próstata podem necessitar de um procedimento cirúrgico.
Nos casos cirúrgicos, o aperfeiçoamento das técnicas atuais e o diagnóstico precoce aumentaram o índice de cura e reduziram significativamente as possíveis complicações e as sequelas geradas pelo processo cirúrgico.
Outra abordagem que contribui para o sucesso do tratamento cirúrgico é o Programa de Reabilitação do Assoalho Pélvico.
Programa de Reabilitação do Assoalho Pélvico
Trata-se de um programa composto de orientações comportamentais e treinamento muscular. Os objetivos são: diminuir o desconforto do pós cirúrgico, prevenir e/ou amenizar as possíveis sequelas da cirurgia, acelerar o tempo de recuperação e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Orientações comportamentais – São dicas de bons hábitos com o intuito de preservar sua saúde e bem estar, válidas para toda a vida.
Treinamento muscular: constituído por exercícios e pela neuromodulação.
Os exercícios são para a musculatura do assoalho pélvico, um grupo de músculo perto do ânus e da raiz do pênis nos homens, e adjacente ao ânus e a vagina na mulher. A prática de exercícios dessa região promove:
Melhora da força, resistência e percepção da musculatura do assoalho pélvico;
Melhora do aporte sanguíneo desta região, favorecendo uma recuperação mais rápida.
Melhora do controle urinário (enchimento e esvaziamento da bexiga), pois esses exercícios fortalecem um anel muscular que tem um papel essencial na continência urinária e no bom esvaziamento da bexiga;
Auxilia no desempenho sexual.
Já a neuromodulação consiste no uso de estímulos elétricos em algumas regiões específicas, como na porção final da coluna (sacro), para tratamento da incoordenação entre os sistemas de eliminação (movimentos da bexiga) e de controle de eliminação (músculos da região perineal).
A neuromodulação exerce um efeito de recondicionamento fisiológico, possibilitando a remodelação do sistema nervoso.
Saiba: Orientações disponibilizadas pela Clínica FISIOTERAPE – Reabilitação do Assoalho Pélvico.