Não é só beber demais: hepatologista revela o que causa a cirrose
Do álcool às doenças silenciosas, entenda as múltiplas causas da cirrose e como se proteger do perigoso quadro.
Quando se fala em cirrose, o consumo excessivo de álcool costuma ser apontado como o principal — e quase único — responsável. A realidade, no entanto, é mais complexa. A doença, que compromete de forma progressiva e irreversível o funcionamento do fígado, pode ser causada por uma série de fatores que vão muito além da bebida alcoólica e, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia.
Entender essas causas é essencial não apenas para o diagnóstico precoce, como também para a prevenção. Afinal, em muitos casos, mudar o estilo de vida e adotar cuidados simples pode fazer toda a diferença para proteger a saúde do fígado.
Daniela Carvalho, hepatologista da clínica Gastrocentro, destaca que a cirrose não é causada apenas pelo álcool. Ela representa o estágio final de uma agressão crônica ao fígado, independentemente da doença hepática que gerou a lesão.
“Hoje, as principais causas de cirrose são a gordura no fígado (esteatose hepática), as hepatites virais crônicas e o uso prolongado de álcool. Ainda temos outras doenças, como as autoimunes que acometem o fígado e doenças de depósito, que podem levar a cirrose”, exemplifica.
Dra. Daniela Carvalho | Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia. Doutorado pela Unb.
A médica hepatologista explicou que, para evitar o quadro, o ideal é manter uma dieta saudável e fazer atividade física frequente:
“Manter um peso saudável, praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada, evitar excessos de álcool, não se automedicar. Importante também manter a vacinação e os exames em dia.”